Ensaio sobre a Amizade - Lya Luft

Que qualidade primeira a gente deve esperar de alguém com

quem pretende um relacionamento? Perguntou-me o jovem

jornalista, e lhe respondi: aquelas que se esperaria do melhor

amigo. O resto, é claro, seriam os ingredientes da paixão, que

vão além da amizade. Mas a base estaria ali: na confiança, na

alegria de estar junto, no respeito, na admiração. Na

tranqüilidade. Em não poder imaginar a vida sem aquela

pessoa. Em algo além de todos os nossos limites e desastres. 

Talvez seja um bom critério. Não digo de escolha, pois amor é

instinto e intuição, mas uma dessas opções mais profundas,

arcaicas, que a gente faz até sem saber, para ser feliz ou para

se destruir. Eu não quereria como parceiro de vida quem não

pudesse querer como amigo. E amigos fazem parte de meus

alicerces emocionais: são um dos ganhos que a passagem do

tempo me concedeu. Falo daquela pessoa para quem posso

telefonar, não importa onde ela esteja nem a hora do dia ou

da madrugada, e dizer: "Estou mal, preciso de você". E ele ou

ela estará comigo pegando um carro, um avião, correndo

alguns quarteirões a pé, ou simplesmente ficando ao telefone o

tempo necessário para que eu me recupere, me reencontre, me

reaprume, não me mate, seja lá o que for.

Mais reservada do que expansiva num primeiro momento,

mais para tímida, tive sempre muitos conhecidos e poucas,

mas reais, amizades de verdade, dessas que formam, com a

família, o chão sobre o qual a gente sabe que pode caminhar.

Um comentário:

  1. O amor para mim é isso.
    Amar alguém e querer vê-lo feliz além dos seus próprios desejos.
    Vê-lo sorrir mesmo que não seja para você. E esta felicidade, que é a mesma que você sente pelo seu melhor amigo quando ele realiza um sonho, é o que te te deixa satisfeito.
    Coisa simples é amar, o complicado parece, é vivenciar o amor esquecendo a posse, o egoísmo, a insegurança.
    Eu amo querendo ver o outro feliz, mas preciso, ardentemente, senti-lo comigo para que este amor sobreviva, floresça. Se ele não estiver comigo, como posso ver o seu sorriso quando ele perceber que é a pessoa mais amada deste mundo?

    ResponderExcluir

Fique a vontade e entre na conversa!