O que eu posso reciclar? Onde depositar o lixo separado para reciclagem?


Para você que quer começar a reciclar o lixo, mas não sabe direito por onde começar.

Importante!
Antes de guardar os materiais recicláveis para a reciclagem, limpe-os para retirar os resíduos e deixe-os secar naturalmente!
O que separar:
Primeiramente observe que toda embalagem reciclável tem o simbolo abaixo. Este simbolo indica que você pode separar a embalagem para reciclagem.








Papel:
Jornais e revistas;
Folhas de caderno;
Caixas em geral;
Envelopes;
Embalagem Tetra Park;
Papel de fax.

Metal:
Latas de óleo, cerveja, leite em pó, etc.
Latas de alumínio;
Sucatas de reforma;
Panelas;

Plástico:
Garrafas PET;
Embalagens de material de limpeza;
Copinhos descartáveis;
Sacos plásticos em geral.

Vidros:
Embalagens e garrafas em geral;
Copos;
Embalagens de alimentos em conserva;
Frascos de remédio.

Entenda as cores de cada material reciclável:

Lavou? Separou? O que fazer com o lixo reciclável separado? Agora é só entregar:

A Prefeitura de São Paulo tem um programa (tímido) de coleta seletiva, para saber se a sua rua está incluída acesse o link e consulte pelo cep ou nome da rua. http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/servicos/coleta_de_lixo/index.php?p=4634


A Tetra Pak desenvolveu uma ferramenta preciosa para facilitar a busca por pontos de coleta seletiva e reciclagem de resíduos. O portal Rota da Reciclagem www.rotadareciclagem.com.br  com suporte do Google Maps, aponta cooperativas, pontos de entrega voluntária e comércios ligados à cadeia de reciclagem em todo o Brasil.
Embora o instrumento de busca priorize postos de coleta de embalagens longa vida (caixas de leite, sucos, molhos de tomate e outros alimentos), ele acaba atendendo a demanda de todo o ciclo de reaproveitamento do "lixo", ao mostrar estabelecimentos que, em geral, também lidam com outros materiais – latas de cerveja, papelão etc.

O Pão de Açúcar foi a primeira rede de varejo a disponibilizar pontos de entrega voluntária de materiais recicláveis (papel, plástico, metal, vidro e óleo de cozinha usado) nas suas lojas. Verifique se numa loja perto de você tem os lixos coloridos.
Além disso, numa parceira firmada em 2001 com a Unilever, foram criadas as Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever, que viraram referência no setor e hoje é o maior e mais antigo programa de reciclagem do varejo no País. 
Clique e saiba onde encontrar uma Estação de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever perto de você! http://www.grupopaodeacucar.com.br/responsabilidade-socioambiental/ambiental/reciclagem.htm 

Pesquisando na net encontrei mais esta: A JB. Cia e Reciclagem a 15 anos no mercado oferece a você coleta gratuita de materiais recicláveis, você só precisa acondicionar separadamente, que nós fazemos o restante! http://www.jbciaereciclagem.com.br/servico.html

E ainda, todo lugar onde você ver estes recipientes coloridos destinados para reciclagem seletiva, você pode depositar o seu lixo reciclável, pois certamente eles estão incluídos em algum programa de coleta seletiva.

Se você tem dúvida sobre o que pode ser ou não reciclado, pode clicar e ler está matéria, achei bem esclarecedora.  http://www.mundodastribos.com/lixo-reciclavel-e-nao-reciclavel.html

Se cada um fizer a sua parte com certeza teremos um mundo melhor. 
Eu sei que é responsabilidade dos organismos públicos cuidar do lixo da cidade, mas a conscientização deve ser de cada um. Quanto mais pessoas estiverem separando seu lixo, mais poder de cobrança teremos.
A educação começa dentro de nossas próprias casas, e é neste pequeno universo, da sua vida pessoal e familiar que as mudanças acontecem primeiro.
Você pode encontrar algumas pessoas que vão dizer que não vale a pena o trabalho, que a responsabilidade não é sua e sim da Prefeitura, que não adianta separar porque o lixo não tem tratamento adequado e blá blá blá.
A preguiça, a mediocridade e o comodismo sempre encontram desculpas perfeitas para impedir o movimento da mudança, da renovação.
Independente do que aconteça depois, eu quero fazer a minha parte. Eu só posso cobrar uma atitude melhor dos governantes depois que eu mesma sai da minha zona de conforto e fiz algum movimento diferente. 
Eu quero sentir que faço algo pelo coletivo, por todos, pelo planeta, para um mundo melhor.

Seja consciente e espalhe esta ideia!



Um comentário:

  1. Excelente a explanação. É disto que nós precisamos, porém há uma longa trilha a ser percorrida, pois as pessoas já conscientes da importância e da necessidade da reciclagem são uma minoria. Às vezes bate um desânimo devido às dificuldades de encontrar os locais apropriados para a entrega do reciclo e também de ver a resistência e o desinteresse da maioria das pessoas em relação ao assunto. Mas não dá para desistir, pois devemos continuar perseverando para conseguir um planeta melhor para nós e para os nossos descendentes.

    ResponderExcluir

Fique a vontade e entre na conversa!