Símbolos e Significados que eu gosto - Mandala


Eu ouço muito falar sobre as mandalas, por isso resolvi pesquisar sobre o assunto. No retiro que frequento já fizeram práticas com pinturas e visualização de mandalas.
As Mandalas são desenhos sagrados, presentes em todas as culturas, em todas as eras da evolução da humanidade.
Normalmente, o centro da mandala representa o centro do Universo, a unidade mínima, mas que muitas vezes é identificada como sendo o homem a ocupar esse centro; tudo o que está à volta do centro representa a complexidade de tudo que nos envolve.
A mandala expressa a escala do universo em relação ao ser humano, convertida na dimensão de um suporte físico visivel e mensurável.
Quando desenhamos uma mandala pessoal estaremos a definir a geometria do nosso próprio inconsciente. Essa Mandala poderá servir como tema de meditação que leva ao autoconhecimento e ao poder de concentração, e, por conseqüência, é uma excelente ferramenta de auto-ajuda auxiliando no controle do stress e da depressão.

Mandala (मण्डल) é a palavra sânscrita que significa círculo, uma representação geométrica da dinâmica relação entre o homem e o cosmo. De fato, toda mandala é a exposição plástica e visual do retorno à unidade pela delimitação de um espaço sagrado e atualização de um tempo divino. (Wikipédia)

As mandalas simbolizam o fator essencial de toda existência: a organização. São a expressão da passagem da confusão à ordem, do caos ao cosmos.
“A contemplação de uma mandala deve trazer paz interior, uma sensação de que a vida voltou a encontrar a sua ordem e o seu significado.” Carl Jung

A palavra Mandala tem origem no Sânscrito e significa “círculo de cura” ou “mundo inteiro”. É uma representação do universo e de tudo que há nele.



Khyil-khor é a palavra Tibetana para Mandala e significa "centro do universo onde um ser totalmente iluminado habita".

Os círculos sugerem totalidade, unidade, o útero, completude e eternidade. Representam um mundo iluminado, revelado quando as manchas da raiva, apego e ignorância são transformadas em força, compaixão e sabedoria.

Jung e as Mandalas

Carl Jung relacionou as mandalas a "movimentos em direção a um crescimento psicológico, expressando a idéia de um refúgio seguro, de reconciliação interna e inteireza". Para ele, as mandalas são embarcações na qual projetamos nossa psique, que retornam a nós como um caminho de restauração. Jung reconheceu que figuras arquetípicas (símbolos universais) de várias culturas podiam ser identificadas nesta expressão espontânea do inconsciente.

Os círculos são universalmente associados à meditação, a cura e o sagrado, que funcionam como chaves para os mistérios de nosso interior e que, quando utilizados com este objetivo, remetem ao encontro com os mistérios de nossa alma.

As Mandalas no Budismo

Os Tibetanos acreditam que uma mandala contém o conhecimento para se adquirir iluminação dentro desta vida.

Os Monges criam estas imagens arquetípicas para nos lembrar do ciclo de vida e morte. No Tibet, o processo de se criar uma mandala é tão importante quanto a mandala em si. Leva-se anos de preparação e treinamento para se ganhar a habilidade e conhecimento apropriado para pintar uma mandala. Mesmo quando se está apto para pintar, ainda é feito uma meditação de três dias antes que se dêem as primeiras pinceladas.

A construção destas mandalas é um ritual que pode demorar até um mês com um ou dois monges devotando seus dias. O desenho é ritualmente preenchido com areia colorida durante dias, sendo depois destruído pelo vento ou varrido, representando a impermanência da vida. A areia que se torna abençoada através do processo de confecção da Mandala é utilizada para beneficiar a terra ou rios onde ela é jogada.
Mandalas no Ocidente

Existe também uma tradição de círculos de cura no Ocidente. Um simbolismo poderoso pode ser observado nas pinturas nativas dos índios americanos, nas rodas medicinais e escudos de guerra, representando: o universo, as mudanças, a vida, a morte, o nascimento e a aprendizagem.



Mais informações: http://www.fundacaomaitreya.com/imprime_artigo.php?ida=486



6 comentários:

  1. Gostei muito das informações sobre mandala. Passo a seguir o seu blog. Abraço. Feliz 2012 e Carnaval!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adê, fico feliz que tenha gostado! Feliz 2012 para você também. Volte sempre, a casa é sua, bjsss

      Excluir
  2. Adorei muito sua pesquisa... sempre tive muita atração por estas artes, coloridas, circulares. E que ao meu ver, parecem que se movimentam o tempo todo.
    Gostaria muito de tatuar uma mandala - a minha mandala, mas não sei como conseguir uma, e pelo que entendi de sua pesquisa, elas são feitas por pessoas designadas...
    E agora? Alguma dica?
    Parabéns pela pesquisa, é um ótimo assunto...
    Beeeeijos Paâmela do Carmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pamela, a mandala pode ser feita por você mesma. Mas sugiro que faça varias vezes até se decidir por qual. Além disso, como é uma ferramenta de auto conhecimento, e normalmente mudamos, cada vez o desenho e as cores serão de um jeito. Existem algumas mandalas já prontas que servem para determinadas coisas, tipo proteção, por exemplo. Vá uma livraria e procure um livro sobre mandalas, encontrará alguns que você mesma irá pintar, é um ótimo exercício. Boa sorte. Beijos e volte quando quiser.

      Excluir
    2. Oi, bom dia,
      Tenho uma mesinha octagonal, posso fazer uma mandala em mosaico nesse tipo de mesa? [octagonal].
      Obrigada. Bjs.

      Excluir
    3. Sim claro!!

      Excluir

Fique a vontade e entre na conversa!