Sobre infidelidade, deslealdade e instintos

Eu propus um texto ao meu amigo e colaborador, o Sérgio, para que falasse sobre a infidelidade, deslealdade, diferenças entre elas, o que são.
O texto ainda não veio, mas desde então eu penso muito sobre o assunto.
Sincronicidade é sincronicidade. Eu não ligo a TV, justo hoje, resolvi ligar e dei de cara com a cena da novela que tratava justamente do assunto.
Não pude deixar passar a oportunidade que o destino colocou em minhas mãos.
Na tela, Helena, descobre finalmente o que todo mundo já sabia, que o seu marido é um grande calhorda, que somente se diferencia de um animal porque é bípede, por acidente, convenhamos. Quando estava prestes a se casar, Helena ouviu da ex mulher dele coisas que, claro, julgou serem apenas dor de cotovelo de uma ex despeitada.
Isso me fez lembrar: Uma vez eu disse para alguém: "O pior castigo para você será ficar com ele. Se era eu a razão de vocês não realizarem está paixão, fique a vontade, eu retiro meu time de campo. A área está livre, eu estou indo embora. Você vai lembrar desta conversa, quando perceber que realmente foi um castigo, mas já será tarde, você já estará em pedaços". Coitada dessa garota, essa comeu o pão que o diabo amassou, eu não joguei uma praga, foi uma constatação. O cara era, e talvez seja até hoje, um grande mentiroso, mulherengo e sedutor.
Mais certo quanto o o sol nasce e se põe todos os dias, um homem que é governado pelo seu instinto sexual, mente, engana e trai, uma, duas, três, quantas mulheres ele tiver. É a sua natureza, ele deixa que seu instinto prevaleça acima de seus sentimentos, sua razão, seu caráter.
Esses homens não deveriam ser amados jamais, não são dignos de um sentimento mais forte do que aquele que molha a calcinha. Mas nós amamos, amamos, nos deixamos iludir e sofremos.
Voltando ao Marcos, quando ele era casado com a ex, disse ela, ele não perdoava nenhuma mulher que passasse por ele, desde garçonete até arrumadeira de hotel, o cara era um devorador de mulheres.
Simples, no segundo casamento iria ser diferente? Por que seria?
E não é que ele não amasse, ele ama, mas esquece disso em dois minutos olhando para uma outra bela mulher e as vezes nem precisa ser bela, basta acionar o instinto (o cio) dele.
Ele foi capaz dos piores tipos de traição. Chegou ao ponto de trair a mulher em sua própria cama, com a empregada.
Isso me lembra alguns casos reais.
A minha avó descobriu que o meu avó a traia com a cunhada (esposa do irmão dele). Ela foi atrás dele com um facão, graças a Deus não conseguiu encontra-lo, pois ele estava no meio do mato com a cunhada, fazendo ... bem, fazendo isso mesmo que você pensou.
Uma amiga ao me contar que se separou, me chocou. Ela chegou mais cedo do trabalho e pegou o marido na cama dela com a vizinha.
Cena de revirar o estômago, enquanto o namorado abraça a namorada, de costas, a amiga dela o acaricia pelas costas da namorada e o chama para irem ao banheiro. Desta eu fui testemunha ocular.
Cena da novela, enquanto a esposa faz sala para as visitas, o marido encoxa a empregada na cozinha.
E por ai vai, uma cena atrás da outra. É fácil lembrar de várias histórias que eu já ouvi sobre este tipo de coisa, ninguém quer passar por isso, dói muito e não é só a dor do corno, como podem pensar. É a dor de ser enganada, a dor de ser traida na sua fé, na sua confiança, é dado o seu melhor e ter convivido com alguém que foi capaz de te machucar tão profundamente por nada, por uma noite, uma trepadinha, uma ereção. É a dor de amar alguém horrível e se sentir horrível por isso.
Então este post é só uma introdução para o que virá mais para frente.
O que é fidelidade? O que é ser leal? Qual a diferença entre infidelidade e deslealdade? Se é que existe esta diferença.
Eu estou pensando sobre isso. Tentando absorver alguma coisa interessante sobre o tema.
O Sérgio também está. E você já pensou? É fiel? Ou é leal? Ou é infiel mas é leal?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade e entre na conversa!