Um retiro é uma aventura, minhas férias

Eu sai de São Paulo sem me preocupar com a hora, afinal estava em férias. Peguei o mapa do retiro, li umas 5 vezes para memorizar, achei fácil, muito bem explicadinho.
Estrada, estrada, estrada e a lua já estava dando ares no céu. Cheguei na estrada de terra citada nas instruções já era noite, dali seriam mais 11 Km e já estaria no retiro.
Retiro que é retiro é retirado mesmo, pensei comigo. E este fica nas montanhas, então é retirado messsmooo.
Quando deram os 11 km eu pensei, "ah eu não vi a entrada, devo ter passado em frente e não vi", voltei e refiz o caminho. Naaadaaa.
Estacionei o meu carro quando eu vi o mesmo carro que havia me passado na estrada, achei que poderia pedir uma informação.
Um homem na sua moto estava passando naquele exato momento, coisa rara naquele lugar, (estava um bréu de escuridão, a estrada era de terra, uma casa bem distante da outra, e gente não se via andando por ali). Parei o moço, que foi todo gentil. Perguntei do retiro, ele não sabia, me pediu o mapa, leu e não entendeu.  Ele perguntou: A moça está sozinha? Eu respondei que sim.
De onde a moça está vindo? Eu disse de São Paulo.
A moça é doida? Vir de São Paulo sozinha e de noite pro meio do mato? E eu respondi: Do jeito que eu estou estressada doido é quem se meter no meu caminho.
Meu celular estava fora de rede, eu perguntei se ali não tinha sinal. E ele respondeu: Pega não moça, mas lá em casa tem antena, se a moça quiser ir até lá...
Neste exato momento me dei conta da minha impulsividade, para ser gentil comigo mesma. Eu estava no meio do mato, na escuridão, sem ninguém por testemunha, com um desconhecido completo que sabia que eu estava perdida e sozinha. Primeiro pensei em sair correndo, depois achei que se corresse não faria diferença, afinal ele estava de moto. Ai fui para mais perto do carro e pensei qualquer coisa eu me tranco lá dentro. Finalmente sorri para ele e disse que eu não tinha medo de andar sozinha porque andava armada e era campeã de tiro. Agradeci o convite para ir até sua casa mas iria me achar já já porque sabia que o retiro era por ali mesmo.
Depois que ele se foi eu resolvi bater palmas na casa onde o tal carro que me passava na estrada estava estacionado.
Bati duas vezes e dois cachorros imensos e bravos correram na minha direção e eu, apavorada, corri pro carro.
Ofegante e com o coração a mil comecei a minha conversa comigo mesma: "Pisou na merda, abre os dedos, você já veio até aqui, de noite, escuro, sozinha e sem fazer a menor noção de onde era e onde estava, agora respira fundo e se vira. Depois de um suposto tarado e dois cachorros bravos dá até medo de perguntar o que mais falta acontecer, mas que seja, vamos achar este retiro, sua anta!"
Eu fiquei dirigindo com o celular numa mão e o volante na outra até aparecer o sinal. E tinha sinal mesmo. O mocinho ou não sabia ou estava mal intencionado com a minha pessoa mesmo, quem sabe?
Consegui falar no retiro, depois de uma hora perdida na mata, naquela estrada de terra escura feito uma estrada de terra no meio de uma montanha, que era exatamente o que ela era.
O lugar é mais, bem mais retirado do que eu supunha, mas eu cheguei. E como disseram as pessoas que me receberam, se eu cheguei aquela hora da noite, naquela escuridão era porque realmente eu precisava chegar até aqui.
E aqui estou.
O quarto foi feito com tanto carinho e amor que não tem como não se sentir acolhido. Tudo simples e amoroso do jeito que eu gosto!
Retiro também tem internet, mas é aconselhável que se use com restrição, claro. E tem templo, mantras   meditação, comida vegetariana, bichos andando soltos, muito, mas muito verde e paisagens lindissímas, que, de tão belas te aproximam de Deus.
Em todas as direções que se olhe tem uma lembrança, um sinal, um toque de que aqui fazemos mais do que só sobreviver, aqui a vida faz sentido, como algo maior. Aqui a busca pela conexão com o universo esta presente em todos os cantos.
Aqui estou aprendendo muitas coisas. Sobre a vida, sobre mim, sobre o amor.
Aqui tem pessoas muito especiais, verdadeiros anjos que Deus colocou no meu caminho no momento que eu mais precisava.
Não posso dizer onde fica o retiro porque eles dizem que aqui chega quem tem que chegar e que a busca tem que ser de cada um, individualmente.
Parece que eu fiz a minha e um novo caminho esta se abrindo diante de mim.
Estou só gratidão.
Namastê

5 comentários:

  1. Paulinha,
    li seu blog hoje e me deu vontade de ir para esse retiro tbm .. Deve ser o máximo, deve ter a paz que preciso.
    Vou atrás e vou encontrar ...

    Saudades...
    bjs

    ResponderExcluir
  2. ain... que delícia é estar em lugar assim...
    e nos aproximarmos de Deus é sempre o melhor que há. As vezes precisamos mesmo dar este tempo.
    Só tome cuidado mocinha. Andar sozinha por aí... ram!

    Estive meio ausente da net, sem net em casa. Mas postei e consegui comentar alguns blogs. Cá estou!! =D

    BjOs da Eve e boa retiro pra vc!!
    http://evesimplesassim.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Ri muito.
    Só uma "psico" pra ir a um retiro armada!!rs

    Ficção de auto preservação!

    *****
    Respire, respire muito!!
    Ande descalça...

    ******
    E claro, cuidado na volta ;-)

    Namaste

    ResponderExcluir
  4. Oi1
    Lindo texto< Paulinha!
    Vc com sensivel, que é conseguiu captar o signficado do que é o retiro!
    Vc vai virar fã de carteirinha.... hahahahah
    Fico feliz por vc!
    Adorei ser chamada de anjo.. hahahahaha
    bjs,
    Ma

    ResponderExcluir

Fique a vontade e entre na conversa!