Pedra do Caminho, Planta do Caminho, Pássaro do Caminho, Homem do Caminho

A Pedra

Não sei o que tenho
Mas tenho
dentro de mim alguma coisa de estranho.
Não sei o que tenho.
Mas tenho dentro de mim alguma coisa que fala,
Alguma coisa que quer falar, que quer sair, que quer subir.
Não sei o que tenho,
Mas tenho
dentro de mim que é maior que eu mesma,

                                      Pedra no caminho!

A Planta

Não sei o que ouço...
Mas ouço
dentro de mim uma voz que me chama.
Será a voz da Sol?
                       Será a voz da luz?
                                               Será a voz do Dia?
Não sei o que ouço...
Mas ouço
dentro de mim uma voz que me chama,
            que quer ser ouvida,
                   que quer ser atendida,
                           que quer ser seguida.
Uma voz que me chama,
      Uma voz que me chama,
             Não sei para onde,
                     Não sei para quê.
Uma voz que me chama,
               que me chama a mim

                                             planta do caminho!

O Pássaro

Não sei o que sinto,
       Mas sinto
           Que a terra me foge
                Ou que fujo da terra
                      Que a terra é azul
                             Mas prefiro o azul do céu.

Não sei o que sinto...
Mas sinto,
              que preciso subir,
               que preciso voar,
               que preciso do espaço infinito!

O que sinto
                são as asas que pedem mais azul,
                 são as asas que pedem mais espaço,
                 são as asas que pedem mais estrelas.

Não sei o que sinto...
                  mas sinto que a terra não basta
                           Não basta para mim,

                                                            pássaro do caminho!

O Homem

Não sei o que penso,
Não sei o que quero,
Não sei o que posso!

Mas penso mais que o meu pensamento
        Quero mais que o meu querer
                   Posso mais que o meu poder

Não sei como penso,
        Não sei como quero,
                Não sei como posso.

Mas sei que alguma coisa em mim
        que alguma coisa em mim
               pensa mais do que eu penso.
Que alguma coisa em mim
         quer mais do que quero
Que alguma coisa em mim
          pode mais do que eu posso.
Que será que pensa mais do que eu penso
                em mim?
Que será que quer mais do que eu quero
                 em mim?
Que será que pode mais do que eu posso
                 em mim?
        Em mim, pobre de mim,

                                            homem do caminho?

Uma Criança,

Pedro do caminho, você não sabe o que tem?
Planta do caminho, você não sabe o que ouve?
Pássaro do caminho, você não sabe o que sente?
Homem do caminho, você não sabe o que pensa,
                              nem o que quer,
                                      nem o que pode?

                               Pois eu sei.

Eu não pergunto o que tenho
     Eu não pergunto o que ouço
          Eu não pergunto o que sinto
              Eu não pergunto o que penso,
                          o que quero, o que posso.
Eu brinco e tudo tenho
    Eu brinco e tudo ouço
         Eu brinco e tudo sinto
              Eu brinco e tudo penso
                    Tudo quero, tudo posso

Eu brinco, e Ele me fala,
      Como há de falar a vocês.

Ele

Pedra do caminho,
     o que tens em ti sem tu saberes __
                                    sou Eu.

Planta do caminho,
     o que ouves em ti
         sem tu ouvires
              e nem sabes quem te fala __
                                     sou Eu.

Pássaro do caminho
     o que sentes em ti
          sem tu sentires,
               e faz tuas asas pedirem mais o céu que a terra __
                                       sou Eu.

Homem do caminho,
         o que pensa em ti mais que tu mesmo,
         o que quer em ti mais que tu mesmo,
         o que pode em ti mais que tu mesmo, __
                                        sou Eu.

O que a pedra não sabe o que tem
o que a planta não sabe o que tem
o que o pássaro não sabe o que sente
o que o próprio homem não sabe
nem o que pensa, nem o que quer, nem o que pode

           há na Terra quem o tenha
                                 quem o ouça
                                     quem o sinta
                                             quem o saiba:
                                                     são os puros de coração
                                                                os pequeninos.

Sede como eles,
   pedras
      plantas,
         pássaros,
              homens __
                   e Eu estarei convosco
                            para sempre!

(A voz de Deus - Alceu Amoroso Lima)

Li este poema no prefácio do livro "As mais belas orações de todos os tempos" e fiquei tão tocada que reli todos os dias, queria decorá-la, mas minha memória não é tão boa. Optei por guardá-la aqui e comprar o livro.
O livro é muito rico, um presente adorável para você mesmo ou para alguém tão querido quanto.                

2 comentários:

  1. Sim, a voz de Deus, a voz da vida, a voz do sol, a voz dos ventos, as vozes que ouvimos no silêncio de nossas almas - saberemos ouvir essas vozes?

    ResponderExcluir
  2. Oi Jorge, só tentando para saber... boa sorte ai...

    ResponderExcluir

Fique a vontade e entre na conversa!