A Ação (Goethe 1749-1832)

Está escrito:
"No começo era o verbo!"
Já começo a hesitar!
Quem me ajudará a prosseguir?
Não posso colocar tão alto o verbo
É preciso traduzir de outra maneira.
Se eu estiver bem iluminado pelo espírito, direi:
"No começo havia o pensamento."
Medita bem sobre esta última afirmação,
para que tua pena não vá depressa demais.
Foi o pensamento que criou e produziu tudo?
Não.
Seria melhor dizer:
"No começo havia a força."
Mas, no momento mesmo em que escrevo isso,
algo me adverte que devo ir além.
O espírito vem em meu auxílio,
vejo, enfim, a solução.
Escreverei com segurança:
"No começo era a ação!"

Quando eu li este poema no fim de semana senti a necessidade de tê-lo registrado aqui.
Pela sua grandeza, pelo seu sentido incrivelmente encaixado em meu contexto atual e pela profundidade que alcança, me tocou, me fez refletir sobre uma serie de coisas.
A autoria é incontestávelmente merecedora de uma homenagem.
Estava procurando uma imagem para ilustrar o post quando...
Encontrei a foto perfeita, de André Custódio lá do Megantena
Não combinamos a sincronicidade, mas já que ela se apresentou...
Eu só completaria: "Sem ação não há direção."

Um comentário:

  1. "o silêncio
    foi a primeira coisa que existiu
    um silêncio que ninguém ouviu
    astro pelo céu em movimento
    e o som do gelo derretendo
    o barulho do cabelo em crescimento
    e a música do vento
    e a matéria em decomposição
    a barriga digerindo o pão
    explosão de semente sob o chão
    diamante nascendo do carvão
    homem pedra planta bicho flor
    luz elétrica tevê computador
    batedeira, liquidificador
    vamos ouvir esse silêncio meu amor
    amplificado no amplificador
    do estetoscópio do doutor
    no lado esquerdo do peito, esse tambor"
    A.Antunes.
    E complementaria: "Sem direção, não há ação"

    ResponderExcluir

Fique a vontade e entre na conversa!