Ciúmes


Ciúmes é uma coisa que eu não entendo, porque não sinto, então é difícil para mim .
Eu venho tentando, observando as pessoas, na verdade, uma pessoa em especial que nunca foi ciumenta e de repente ficou.
O ciúme é traiçoeiro, porque a pessoa que sente nem sabe direito porque está sentindo e a outra, o objeto do ciúme, pode achar que é amor, que é cuidado, quando na verdade pode ser somente posse.
Na minha humilde opinião, ciúme pode ser muitas coisas, mas prova de amor, definitivamente não é.
Está mais próximo de insegurança, baixa estima do que amor propriamente. Não estou dizendo que quem ama não sente ciúmes, nem que quem sente ciúmes ame. Apenas que acredito num amor mais seguro e menos possessivo.
Acredito no respeito e na confiança no relacionamento. Mas creio que ciúme de alguém que não tem compromisso, amor e respeito por você seja natural, já que a pessoa não faz a troca normal em um relacionamento, amor por amor. Normalmente não existe amor de nenhum lado, nem do ciumento. É outra coisa que a pessoa confunde com amor, porque o amor não trás tormento, trás a paz.
Ciúmes, medo de perder, mas perder o que? Ninguém pertence a ninguém. O coração e o pensamento são sempre livres.
Eu prefiro concordar com aquela música do Cidade Negra:
"Se alguém já amou como eu
Não esquece jamais
Se for verdadeiro o que bateu no peito, não esquece jamais
Se alguém já amou como eu e se sente incapaz
Se for verdadeiro o que bate no peito o tempo refaz
Pode durar talvez uma vida
Pode acabar sem ter fim
O ódio que te deixa cego
Pra pensar que o domínio é seu
Respeito é vontade de amar sem aprisionar
Então vai fluir o que há de bom e o que é demais"

E apesar de tudo isso quando eu percebo que sou objeto do ciúme ainda não consigo compreender e acho melhor deixar assim. Cíumes de mim, ou por mim, tanto faz, não me satisfaz, não me lisonjeia.
Toda vez que eu achei que senti ciúmes, eu descobri que era insegurança, desconfiança, intuição bem fundada que depois se confirmou na realidade, a falta de amor, de respeito ou de lealdade, porque quem procura com certeza acha. Mas precisa querer enxergar o que está incomodando, perturbando.

4 comentários:

  1. Sabe, concordo com você em tudo!
    Cíumes, não é prova de amor, é um sentimento tão ruim quanto a inveja.
    eu não gosto ;*

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Felizmente concordo com suas belas palavras.Tenho aprendido muito com esse sentimento...somos pessoas únicas no mundo...
    ciúmes corroe qualquer tipo de relacionamento,seja amizade, seja namoro, seja casamento....é difícil expurgá-lo,mas, uma vez conseguido tal proeza,tudo flui...aceitamos o inaceitável,compreendemos o incompreendível e aprendemos a AMAR!

    ResponderExcluir
  4. O primeiro amor que devemos ter é por nós mesmos, enquanto isso não acontece, seja lá o que for que aparecer em nossas vidas, amor certamente não é. Uma ilusão é mais provável. Uma fantasia talvez. O amor é outra coisa, mas só vivendo para aprender a diferença entre eles. Só quem já sentiu e viveu já aprendeu mesmo.

    ResponderExcluir

Fique a vontade e entre na conversa!