Ética, moralidade e filosofia

Mário Sérgio Cortella no Programa do Jô 

A ética é o conjunto de valores e princípios que utilizamos para responder a três grandes questões da vida: Quero? Devo? Posso?
Tem coisas que eu quero, mas não devo. Tem coisas que eu devo, mas não posso. Tem coisas que eu posso, mas não quero.
Você tem paz de espírito quando aquilo que você quer é o que você pode e é o que você deve.
Definimos a ética através do modular, exemplar, princípios da sociedade (religiosos ou não), normatizações, são coisas introjetadas, a ética vai se construindo com estes fatores.

2 comentários:

  1. Mas se querer é poder, devemos fazer ... ou não ?

    ResponderExcluir
  2. Oi Flavito, também me pergunto, e muitas vezes a resposta que encontro é: Posso, mas será que quero mesmo? O que vou encontrar realmente é oq eu eu quero?
    Saber o que se quer está mais além do que o primeiro desejo, o primeiro impulso. Bjs querido!

    ResponderExcluir

Fique a vontade e entre na conversa!