A paisagem nossa de cada dia

ce.ná.rio2 (direto do dicionário)
sm (lat scenariu) 1 Conjunto de bastidores e vistas apropriados aos fatos que se representam. 2 Seqüência das cenas, no cinema ou teatro. 3 Panorama. 4 Lugar onde se passa algum fato.


A mesma paisagem pode variar em cenário de acordo com os olhos que a observam.
Da mesma forma que uma mesma história pode ser contada de formas diferentes e até sentidos diferentes quando as pessoas que a assistiram (ou estavam envolvidas nela) a descrevem isoladamente.

Não temos como nos certificar de que aquela versão é a verdadeira, se não estivemos presentes, pois, nossos sentidos não passam impunimente pelas nossas vivências anteriores. Sem perceber, sem nos dar conta, vamos sendo lapidados ou deturpados por conceitos infiltrados, enrustidos e oportunistas. 

Dai que imagino ser "o não julgamento" a prática mais saudável e também a mais difícil para se encontrar, ou chegar mais próximo da verdade. 

Duas pessoas podem estar olhando para a mesma paisagem hoje, mas amanhã ao se lembrarem, antes de se darem conta de que aquilo era somente uma paisagem, cada uma contará sobre o ponto de vista do seu próprio cenário naquele momento, o que viu. Para o ouvinte resta uma unica saída, pensar que aquilo que se viu era uma paisagem e dentro dela, a riqueza de todo um universo se desvenda sob o olhar de cada observador de uma forma muito particular, o seu próprio cenário, o seu olhar coberto por suas lentes, seus véus, suas limitações e suas experiências.

Cada ser é um universo e habita no seu próprio cenário. Alguns buscam um tantinho de lucidez para não se perder como Alice no país das maravilhas, mas no final todos nos distraímos com o chapeleiro maluco, cada um de uma forma, cada um no seu grau e sua intensidade.

Ficar atento e ter a consciência de que isso acontece o tempo todo, pode ser uma forma de não cair na toca do coelho, né Alice?

Um comentário:

Fique a vontade e entre na conversa!