Amor x egoísmo

O amor é generoso em sua essência, simplesmente é, não deixa espaço e nem precisa reflexão para se tornar.
Há pessoas que se dizem amar, mas a fragilidade do seu sentimento esbarra nos sentimentos da vaidade e do ego, e não se percebe generosidade nem que se faça todo o esforço para isso.
Certa vez ouvi que tudo que é de verdade dispensa movimento, a verdade simplesmente é, clara, pura e irremediável.
Pois bem, se o amor é generoso, nos tornamos generosos através do amor. Se  a verdade não requer movimentos tudo que é "empurrado" não é amor, porque o amor e a verdade estão juntos, inseparáveis.
Então quando alguém que a gente se relacionou e não quer mais, insiste em nos dizer que deseja nossa felicidade, mesmo que não seja com ela, mas age (mesmo que inconsciente) para mudar isso... é mentira. É falta de generosidade e requer movimentos constantes, logo também não é amor, é a vaidade de não se deixar ir aquilo que se julga ser dela, aquilo que ELA "necessita" para ser feliz.
Vejo claramente e já vivi pessoalmente essa situação. O som que a boca emitia não condizia com a sombra que emanava dos olhos de alguém que me dizia que desejava minha felicidade. É compreensível que a pessoa esteja coberta por orgulho ferido achando que é amor, é possível que a cobertura seja carência, é possível que o desejo de estar com a outra pessoa seja maior do que a capacidade de, verdadeiramente, desejar que ela seja feliz não estando na sua presença, mas é impossível que seja o amor puro e verdadeiro o motivador deste processo.
Não adianta dizer que espera que o outro seja feliz, mas ficar na espreita, na verdade, esperando a oportunidade surgir para que o outro esteja mais vulnerável e possa te aceitar.
O que é desejar a felicidade de alguém? É se manter presente na oportunidade? É ser um ponto sensível na sua nova trajetória? É desrespeitar a escolha do outro querendo se fazer presente na ânsia de produzir o momento perfeito? É usar a fé, a pena, a solidariedade do outro como subterfúgio para estar perto?
Para mim isso não é amor, é egoísmo.
Deixar o outro ir para ser feliz, com generosidade, gratidão pelo encontro, para que ele possa viver tranquilamente a sua escolha é a manifestação mais pura e verdadeira do amor. Aquele que não precisa de movimento algum, porque já é por si só.

                                                                                                    foto:Bertrand Demee

3 comentários:

  1. Mendigagem por amor?
    Triste!

    ResponderExcluir
  2. Quando voce valoriza o que nao esta disponivel para ser dividido conforme suas expectativas. Quando teu afeto dado é maior do que cabe no outro ou maior do que o outro pode conter em si, por isso, involuntariamente teu doar-se é desvalorizado... o outro se torna apenas incapaz em sua natureza de dar o devido valor. E é de nossa sabedoria ver isso e se guardar, se retirar e se amar antes que voce mesmo nao veja mais valor em si.
    As relacoes sao feitas de dois... quando o outro opta por nao estar dentro, nao tem como voce valorizar uma relacao assim, e seja com quem for... de namorado aos teus amigos... entao é so manter o olhar atento, coracao compreendendo... e curando sabiamente. Deixando passar... e caminhando na sua verdade.

    ResponderExcluir
  3. Ê Paulinha,

    Pensamos parecido mesmo :)
    Quando se ama não há espaço para egoismo. Não cabe nele.
    beijocas

    ResponderExcluir

Fique a vontade e entre na conversa!