Coisas pelas quais vale a pena viver

Provocada pelo Domingos de Oliveira e sua esposa Priscila, não pude deixar de pensar sobre estas coisas pelas quais vale a pena viver.
Queria escrever sem ser genérica, porque sendo ficaria muito fácil responder. O amor, os amigos, a arte, são coisas pelas quais realmente valem a pena viver, a vida em si e tudo mais. São os nossos prazeres, nossos canais de conexão com o bem estar, a alegria, nosso porto de recarga das forças para continuar a viver. É tão fácil ir por este caminho que o clichê grita na primeira curva. Nada contra, o clichê nada mais é do que a normalidade, o cotidiano, o lugar-comum. Todo mundo tem um canto de tristeza, clichê e breguice, não adianta fugir, simplesmente está lá. Aceite e relaxe.
Mas voltando a vaca fria.
Dentre as coisas pelas quais vale a pena viver, resolvi fazer a minha listinha. Pode me ajudar a lembrar, caso eu esqueça em algum momento pseudo depressivo:

- Um abraço verdadeiro, sincero, apertado; Um abraço daqueles que dispensa palavras. Não importa quem seja o abraçador ou o abraçado, pode ser alguém da família, seu grande amor, um amigo ou até um desconhecido, o que importa realmente é a intenção e a intensidade daquilo que flui com o abraço. Existe uma guru indiana que chama Amma, ela já veio ao Brasil, o ensinamento dela é através do abraço. Eu tenho uma amiga na India, A Nancy, ela está no Ashram da Amma e comprovou pessoalmente o que é este abraço.
Veja mais sobre a Amma aqui  http://www.ammabrasil.org/imprensa/index.htm

Enfim, dentro da categoria abraço, coloco todas as manifestações com este sentido, um olhar, um beijo, um carinho, gestos que fazem a diferença sem a dimensão pretensiosa que alcançam.

- Conexões extra sutis. Nem vou explicar. Não dá para explicar sem parecer maluca. Ouvi uma frase que serve bem. "Se você fala com Deus, você é espiritualizado. Se Deus fala com você, você é esquizofrênico". É bem por ai, melhor que cada um tenha a sua experiência.

- Colaborar com a mudança de forma positiva de outros universos além do seu próprio, outra pessoa, sua comunidade, seu condomínio, seu local de trabalho; Inspirar um novo pensamento, desenvolvimento em outra pessoa é maravilhoso, trazer a tona outros olhares que a pessoa nunca tinha percebido antes, é sensacional!

- Sabores e aromas incríveis. Sabe aquela comida que ao entrar em sua boca te leva ao paraíso? Sabe aquele aroma que te desperta  para uma respiração longa e devagar, só para você absorver com precisão e olhos fechados aquele cheiro? Então, é isso.

- Livros, músicas. Eu tenho um livro, que antes era emprestado, mas agora é meu. Este livro me deu esta sensação, valeu a pena viver para encontrá-lo, senti-lo, me apaixonado. Foi assim, paixão por letras em páginas deliciosas; A música para mim é uma forma de oração;

- Orgasmo. Se existe alguma sensação física melhor do que esta, eu, realmente não conheço. Sexo é bom, mas sexo com orgasmo é extra, super, sensacional. Que coisa maravilhosa é aquilo, uuuuh! Ai ai melhor deixar por aqui mesmo.Não há palavra que possa descrever com fiel exatidão aquela sensação, não há.

Um bom whisky, pessoas agradáveis e inteligentes, uma boa conversa, claro que não que poderiam faltar na minha listinha, principalmente por ser amante de uma conversa, como eu sou.
Por isso as conversas que encontrei no programa abaixo me encantaram tanto.



Não sei dizer ao certo como encontrei este programa. Eu, praticamente não assisto TV, (exceto quando vou a casa de amigos que assistem) não tenho TV a cabo, não tenho o hábito de ligar o equipamento nem para fazer barulho, como ouço muita gente dizer.
Dito isso, confesso que vejo alguns programas na internet, mas este eu ainda não conhecia. É do tipo de programa para quem gosta de uma boa conversa. O Domingos (que conheci mais de perto na FLIP em 2009) e a Priscila (esposa, para quem ele fez muitas citaçõesde amor das formas possíveis em uma feira literária nas mesas em que esteve em Paraty) conversam sobre vários temas, com varias pessoas diferentes, sempre em torno das boas coisas da vida, aqueles pelas quais vale a pena viver. O que se vê, são pessoas interessantes, com inteligência para expressar suas idéias, experiências e questionamentos de forma divertida, interessante e informal. Parece uma conversa na sala de casa. Super recomendo!

Pode ser que eu tenha esquecido alguma coisa na minha listinha? As coisas do amor, dos amantes?
Foi de propósito. É o obvio, quem poderia esquecer? Mas veja o vídeo desse casal e perceba que eu não citei, mas o amor já estava aqui desde de sempre.

3 comentários:

  1. Grande garota ... da uma olhada la no Arguta e veja uma das coisas pelas quais vale (muito) a pena viver ... bjs

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso o post. Seu blog tb é umas das coisas pelas quais vale a pena viver!!!
    O q falta aqui é aquele ícone para compartilharmos no facebook.
    Fica a dica.
    Boa semana!!! bjs

    ResponderExcluir
  3. Flaviiiito, já estava com saudade de você! Andou sumido, viajando por ai, né? Não some mais tá?

    Má, eu já tentei colocar este botão, mas não consegui, eu acho que neste layout não rola. Mas dá dá para copiar e colar o link da postagem, dá na mesma.
    Fiquei lisonjeada pelo o que vc escreveu. Obrigada!

    Escrever sem pretensão e ainda fazer conexão com as pessoas é algo pelo qual vale a pena viver! Fico grata a vocês por isso!
    Bj

    ResponderExcluir

Fique a vontade e entre na conversa!