Consideração e responsabilidade

Consideração alheia é quando outra pessoa respeita aquilo que é importante para você, tem o cuidado de não te magoar e não age leviamente com coisas que podem te magoar.
Consideração própria é quando, ao encontrar pela frente alguém que age leviamente com aquilo que é lhe é valioso, não se importanto com seus sentimentos, você não se deixa envolver pela ignorância alheia.
A emoção  negativa provoca reação. E a reação não é a resposta real, é apenas uma defesa, ou ainda, um contra-ataque àquilo que pode te ferir.

O meu exercício já foi o de me controlar, no entanto, percebi que isso é repressão e não me fazia bem. Hoje o meu exercício é o de perceber o que me emociona negativamente e trabalhar esta sensação antes que ela chegue.
Se isso pode me deixar irritada, qual a razão real desta irritação?
Buscar os meus nós, este é meu exercício.
Eu não tenho a menor pretenção de saber tudo, nem de conseguir discípulos. A minha responsabilidade é comigo mesma, a minha busca é por me conhecer, é o meu aprendizado.
 A grande sabedoria é saber de si mesmo.

Um comentário:

  1. É... vc está certa. Tento hoje em dia também resolver meus nós.
    Gostei do texto!
    Dá uma passada no meu blog, vc nunca mais apareceu por lá!
    BeijO*-*
    http://evesimplesassim.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Fique a vontade e entre na conversa!