A sutileza do se relacionar

Existem movimentos e percepções tão sutis no relacionamento que até escrever sobre é tarefa que requer atenção e muito cuidado.
As vezes é apenas um olhar vazio de um brilho que você conhece, mas que simplesmente não está mais ali. Este vazio é o sutil te enviando uma mensagem.
Pode acontecer também o contrário, um olhar que muda de intenção sem que ainda a intenção consciente tenha sido notada, uma doçura no olhar que toca o mais íntimo do seu ser, numa linguagem que a sua mente não é capaz de entender. É o sutil que está anunciando o que está por vir, mas, silenciosamente.
O nosso ser tem muitas formas de se expressar além dos cinco sentidos, ocorre que ainda não aprendemos a utilizar todas as habilidades de que somos capazes. Observar o sutil, aprender com ele, sentir que está sendo requerido, perceber quando ele é essencial e quando está acontecendo, é uma questão de prática, de vontade e de maturidade.
Somos o tempo todo bombardeados por manifestações tão evidentes e alegóricas que ficamos destreinados a ouvir o som quase silencioso da sutileza.
Algumas vezes o que acontece é que na manifestação normal, a dinâmica do relacionamento praticamente não mudou, mas a sutileza está anunciando que algo novo está acontecendo, as vezes é o que une, outras é o que separa.
Gestos e sensações sutis são perceptíveis a olhares atentos, sensíveis e interessados. Há que se manter a atenção e interesse dos primeiros encontros ao longo da relação, pois da mesma forma que ali no começo há uma vontade verdadeira de conhecer o que te encanta, as metamorfoses que ocorrem ao longo de uma relação transformam e alteram aquele que um dia te encantou.
Somos um universo inteiro, cada um de nós. Não é complicado, na verdade é bem simples. Somos um universo inteiro e olhar para o outro com esta consciência, respeitando a grandeza deste todo já é um bom começo.

2 comentários:

  1. Paulinha, lindas e certeiras palavras.
    Para ver o interior de quem está ao nosso lado eh imprescindível saber ler nas entrelinhas, captar olhares e movimentos que dizem mais que uma longa discussão.Nada eh mais sábio que a sensibilidade às sutilezas da linguagem que não se ouve.

    Passe em casa.
    www.outrabeleza.com
    Not a beauty blog, ok?
    Bjinho

    ResponderExcluir

Fique a vontade e entre na conversa!