Algumas coisas que venho aprendendo

Eu já tinha dito que aniversário chegando aliado ao final do ano insinua algum balanço a se fazer.
Então não diga que eu não avisei.
São só algumas coisas que venho aprendendo sobre o amor, errando, acertando, mudando de opinião, sentindo como a vida me afina e me faz dançar, mesmo que, as vezes, eu saia do ritmo, tropece ou pise no pé de alguém.
Aos 13 anos eu descobri a paixão, nos olhos de alguém que se apaixonou por mim loucamente. Alguém que me fez sentir a garota mais linda do mundo, a musa inspiradora de poemas escondidos, letras de canções e pixações pela cidade.
Aos 13 anos também descobri que paixão passa, com a mesma rapidez e intensidade com que nasceu. Aos 13 anos chorei e sofri como gente grande, mas tive coragem. Entendi o Che, perfeitamente: "Hay Que Endurecer, Pero Sin Perder La Ternura Jamás"
Aos 15 anos fui lentamente conquistada e cuidada, descobri que o amor é mais leve e nasce onde menos se espera.
Aos 19 escolhi viver este amor, o primeiro, e único, eu então achava.
Aos 24 anos senti a derrota no céu da minha boca, meu mundo não era perfeito, tão pouco eu era. Descobri que as pessoas que você mais ama são as que mais podem te ferir, e ferem, muitas vezes sem ao menos se darem conta do estrago total que provocaram, o fim.
Aos 24 também me descobri. Ainda uma menina. Cheia de vida, de vontades, desejos e muito perdão para se dar. Descobri que precisa demais me conhecer, dentro de mim, uma estranha me espreitava, cheia de surpresas.
Aos 25 me joguei no mundo, comecei a construir meu  universo, fui plantando meu jardim.
Aos 27 o amor se transformou em amizade e eu pude constatar que alguém tão especial a ponto de ser seu namorado, pode e deve se tornar seu amigo, entre os melhores, aquele que te conhece a ponto de te lembrar quem você é quando você mesma esquece.
Aos 28 conheci o amor por uma criança, este carrego comigo até hoje.
Aos 32 percebi o quanto a ilusão e o conforto fazem com que os anos passem sem que você se dê conta. Me desiludi comigo mesma, por projeções e expectativas que eu mesma criei e que foram se dissipando e levando com elas todo o encantamento por uma pessoa que nunca existiu. Dentro de mim uma voz me dizia, eu já sabia no que isso iria dar, mas você não me escutou. Reaprendi a ouvir minha intuição, meu instinto, minhas percepções.
Minha mais recente lição foi desapego, amar por amar e desfrutar sem apegar.
De lá até aqui, posso dizer, que os ultimos dez anos foram os melhores da minha vida, até este ponto, porque eu acredito que o melhor sempre está por vir.
O amor se revelou o melhor e mais ardiloso exercício de auto conhecimento. O amor e suas variantes são ferramentas da vida para lapidar seu relacionar.
Os anos se passaram. E eu estou cada vez mais atenta, talvez um tanto mais arisca também. Estou longe de ser uma pessoa traumatizada, casei, separei, juntei as escovas de dente, depois devolvi a outra escova.
Ainda penso em dividir o banheiro, apesar de achar que tê-lo só pra mim é muito bom, sei que dividir é bom demais!
Me encanto com o conhecer e desvendar o outro, me alegra perceber que o outro me toca, me emociona, me motiva a fazê-lo feliz.
Amar é bom demais! Amor maduro, resolvido, limpo é que eu adoraria viver agora. E, não é idealização não, é a unica forma possível mesmo. Já passei da fase de achar que paixão e tormento são aceitáveis. Amor é para trazer bem estar, conhecimento de si e do outro, mas principalmente conhecimento das relações, conhecimento de vida.
O que acontece com uma mocinha de 35 anos que já amou e foi muito amada, é que ela sabe que o amor é a melhor coisa do mundo, mas sabe, melhor ainda, o que não é amor.

2 comentários:

  1. " É a unica forma possível!! Amor é para trazer bem estar, conhecimento de si e do outro, mas principalmente conhecimento das relações, conhecimento de vida.

    ...sabe que o amor é a melhor coisa do mundo, mas sabe, melhor ainda, o que não é amor."

    Franco, aberto, respirado.Um de seus melhores textos, com certeza.Uma tranquilidade em olhar para a trajetória percorrida linda de se ver. Reconhecendo tantas histórias, lindas e tristes, reconhecendo o tempo. O que foi e o que ainda virá!
    Muito amor pra vc!!
    Já sabe que te amo.

    ResponderExcluir
  2. Ohhh, meu fofo! Sei sim viuuu.
    Amor é para trazer bem estar, conhecimento de si e do outro, mas principalmente conhecimento das relações, conhecimento de vida.
    This is it. Lov U2

    ResponderExcluir

Fique a vontade e entre na conversa!