Humanidade

Liberdade significa a capacidade de agir guiado pela alma, e não compelido por desejos e hábitos. Obedecer ao ego leva à escravidão; obedecer à alma traz a libertação.
Paramahansa Yogananda

Nestes ultímos dias eu tenho me deparado com atitudes que tem colocado em prova minha fé na humanidade e, confesso, conseguiram.
Foram dias difíceis.
Hoje, conversando com um amigo querido (ainda bem que ele existe!), ouvi a seguinte frase: "Por que você acha que todo velho é mal humorado? A medida que se vive você vai perdendo um tiquinho dessa fé. Quando se chega na velhice fica difícil de manter a fé depois de ter visto tanto."
Eu não sei se ele está certo, mas estar com ele me fez tão bem!

Que bom receber um carinho, um colinho, um chocolate e uma cervejinha, acompanhados de palavras inteligentes. Cheguei triste e fui embora sorrindo.
A minha conclusão: A decepção com alguns, ainda que grande, encontra equilíbrio na amizade de outros.
E, assim, a balança recebeu o contrapeso que precisava.

Eu busco agir de acordo com a minha prece "E assim, como se vai o sol ao fim do dia, que eu possa chegar a ti, com mãos limpas o olhos leais, sem envergonhar-me."
Eu posso escolher hoje, fazer ou não, coisas no presente, que não me envergonhem no futuro. A escolha é de cada um.

Cada um semeia e colhe aquilo que escolhe.
O presente nada mais é do que este semear.

Eu não posso mudar o que já está feito, não posso fazer um novo começo, mas sei que posso sempre fazer um novo final. Está possibilidade é infinita.

Eu estive bem triste estes dias, mas amanhã tudo isso terá passado. Sabe-se lá o que terá ido com isso.
Eu não posso querer que me ofereçam aquilo que não tem, no fim, é isso que desilude. E como disse ainda, meu nobre amigo, "desilusão é só um despertar."

Cada um sabe de si. E o equilíbrio se restabelece por si só.


con.fi.an.ça

sf (de confiar) 1 Ação de confiar. 2 Segurança íntima com que se procede. 3 Crédito, fé. 4 Boa fama. 5 Segurança e bom conceito. 6 Esperança firme. 7 Familiaridade. 8 pop Atrevimento, insolência, malcriação. 9 Ato libidinoso; licença. sm Reg (Rio Grande do Sul) Empregado (ou animal) de confiança, com que se pode contar em qualquer situação. Antôn (acepções 1, 2, 3 e 6): desconfiança. Com confiança: cheio de confiança. Dar confiança (a alguém): permitir ser tratado com familiaridade ou com menos respeito que o devido. De confiança: em quem se pode confiar. Tomar confiança: tornar-se confiado; perder o respeito.
 
Confiança
Significado
Confiança é o ato de deixar de analisar se um fato é ou não verdadeiro, entregando essa análise à fonte de onde provém a informação e simplesmente considerando-a. Se refere a dar crédito, considerar que uma expectativa sobre algo ou alguém será concretizada no futuro. Aceitar a priori a decisão de outra pessoa. Confiar em outro é muitas vezes considerado ato de amizade ou amor entre os humanos, que costumam dar provas dessa confiança. Sem essas provas, o indivíduo tende a basear-se apenas na informação dada (ou a falta dela) acabando por seguir provavelmente uma linha de pensamento longe da verdade.

Confiança é o resultado do conhecimento sobre alguém. Quanto mais informações sobre quem necessitamos confiar, melhor formamos um conceito positivo da pessoa.

 Surgimento
O grau de confiança entre duas pessoas é determinado pela capacidade que elas têm de prever o comportamento uma da outra. Tem como base experiências passadas que corroboram um padrão esperado, valores compartilhados percebidos como compatíveis. Também é "a expectativa que nasce no seio de uma comunidade de comportamento estável, honesto e cooperativo, baseado em normas compartilhadas pelos membros dessa comunidade". Quando isso ocorre, tenho condições de prever o comportamento do outro em uma dada circunstância. Confiança é previsibilidade do comportamento. Ao observar o comportamento de alguém, somos capazes de identificar os valores que determinam por que as pessoas se comportam de uma determinada maneira. Portanto, quando digo que confio em alguém, estou querendo dizer que: a) pertencemos à mesma comunidade de valores, e b) sei que ele estará tão orientado para atender a meus/nossos interesses quanto eu próprio estaria se estivesse no lugar dele. Quando isso acontece, as pessoas não negociam: elas são capazes de entregar um cheque em branco e assinado. Assim, a quantidade e a freqüência das negociações podem ser indicadores de que nem tudo vai bem. Se a oportunidade de negociar pode ser um indício de relações democráticas e igualitárias, o excesso de negociações é um indicador seguro de falta de confiança porque, no limite, quando eu confio totalmente, não negocio. Assim, quanto maior o número de negociações, menor a abertura entre os interlocutores.


Fontes: Dicionário Michaelis e  Wikipédia

Um comentário:

  1. A decepção faz parte da vida, minha linda.
    Não deixe que isso maltrate sua alma tão alegre.
    O mundo precisa de pessoas que não se conformam com a normalidade da leviandade.
    Sua franqueza é rara de se ver, não se magoe com a falta nos outros.
    É uma pena, meu amor, mas as pessoas não valorizam tanto quanto você, os alicerces de uma vida feliz. Você é muito rara e cara.
    Lembra?
    "Não seja leviano com os sentimentos alheios, não tolere pessoas levianas perto de você."
    Permitir alguém leviano perto de você é isso, decepção.

    Põe pra correr quem não sabe disso!

    Seu urso, de sempre e sempre com saudade de você. F.

    ResponderExcluir

Fique a vontade e entre na conversa!