Richard Dawkins "Aproveite sua vida, ela é uma só"

Dono de um sorriso largo e argumentos claros, o biólogo britânico Richard Dawkins conquistou o público na FLIP 2009.
Dawkins, reconhecido ateu e humanista, lembrou sua recente participação em uma campanha a favor do ateísmo através de inscrições nos ônibus de Londres nas quais se podia ler "Deus provavelmente não existe. Então, pare de se preocupar e vá aproveitar sua vida".
Além de citar com frequência o bicentenário de Charles Darwin e os 150 anos de “A Origem das Espécies”,disse que este livro "é o mais importante da história, porque consegue resolver o maior mistério da vida: por que somos o que somos".
"É um livro que não foi devidamente reconhecido por causa da ignorância e porque a religião quer fornecer explicações preparadas para mentes mais ingênuas", acrescentou o cientista.
O cientista, como não podia deixar de ser, abordou também o nome da mesa, batizada como “Deus, um delírio” em razão de seu best-seller, que busca refutar a necessidade e o suposto bem imposto pela religião.
Ele também recebeu muitos aplausos ao pedir para que não doutrinassem as crianças, obrigando-as a escolherem uma religião.
O biólogo disse que doutrinar uma criança é um pecado moral. Para Dawkins, que escreveu uma carta aberta sobre isso à filha quando ela tinha 10 anos, é preciso crescer para decidir e estimular o pensamento crítico. No texto, o cientista argumenta que a única boa razão para acreditar em alguma coisa são evidências. “Não existe criança islâmica, protestante ou católica, mas sim uma criança com pais católicos, por exemplo.”
Dawkins defendeu como uma possibilidade a palavra inglesa "bright", cuja tradução literal seria brilhante ou inteligente, e que já é utilizada por algumas correntes do ateísmo.
"Acabo de retornar do Pantanal e fiquei deslumbrado com tanta beleza", disse Dawkins, acrescentando que, "se não conhecesse Darwin, ajoelharia e diria que isso é obra de Deus".
Um tema que especialmente tira Dawkins do sério é o criacionismo, teoria bíblica de que o mundo foi criado em seis dias, há seis mil anos (no lugar da estimativa de 4,6 bilhões), e que ainda é ensinada como verdade em algumas escolas. “Antropólogos dariam milhares de histórias de origem do mundo, recheadas com beleza poética muito maior do que a da bíblia. Ensinar algo assim é monstruosamente errado.” Mesmo assim, defendeu a validade da leitura da bíblia, como um modo de aprender história e aprender a origem de algumas expressões. “A bíblia é uma ótima literatura, assim com as lendas dos deuses gregos, elementos de nossa história cultural.”
Com relação à influência de Darwin na política e na sociedade, disse que é uma interpretação equivocada da teoria da seleção natural, segundo a qual os fortes devem vencer os fracos, sem qualquer piedade. Para Dawkins, é preciso aprender o darwinismo para evitar aplicá-lo em nossa vida. “Nós vamos contra a natureza, o que torna nossa espécie única. Nossos cérebros ficaram tão grandes que somos capazes de nos rebelar de nossa herança genética”, garantiu.
Em uma conversa que ainda debateu a origem da consciência e a contínua evolução do homem, o biólogo explicou que, na ausência de Deus, do ponto de vista científico o sentido da vida é a propagação do DNA. Por outro lado, disse que cada um cria seus próprios objetivos, seja compor uma música, jogar futebol ou cuidar bem dos filhos. “Se analisarmos as probabilidades, das chances de certo espermatozóide entrar em determinado óvulo e assim por diante, é incrível que estejamos aqui. Isso que faz nossa vida ser tão valorizada. Não a desperdice, ela é a única que você vai ter”, disse, enfático, aclamado pelo público.

Eu admiro uma pessoa que defende seu ponto de vista com paixão, argumentos claros, de forma inteligente, sagaz, e até bem humorada.
Eu não sou atéia, sequer agnóstica, acredito em Deus, não tenho qualquer dúvida quanto a sua existência, mas na minha particulariadade independente de religião.
Fé é isso, acreditar em algo que não se vê, apenas se sente.

Um comentário:

  1. Concordo com ele quando diz que é errado doutrinar crianças.
    Um abraço.

    ResponderExcluir

Fique a vontade e entre na conversa!