Significados importantes

Algumas pessoas utilizam palavras sem nunca terem conhecido o verdadeiro significado delas, são palavras tão importantes, com significados tão especiais que os dicionários não conseguiriam expressar em todo seu explendor, porém podem dar uma noção sobre elas.
Como eu costumo tocar muito nestes assuntos aqui no blog, resolvi colocar alguns significados para que todos saibam pelo menos uma parte deste imenso aprender sobre a vida, seus sinais, suas consequências, suas reações, e talvez, quem sabe, um objetivo, uma meta, um novo pensar, um novo agir, um renascimento, uma quebra de paradigma. Afinal, falar sobre algo que não se conhece, não se sente ou não se sabe, seria pura hipocrisia.

Direto do dicionário:

hipocrisia Manifestação de fingidas virtudes, sentimentos bons, devoção religiosa, compaixão etc.; fingimento, falsidade.)

amizade (lat amicitate) 1 Sentimento de amigo; afeto que liga as pessoas. 2 Reciprocidade de afeto. 3 Benevolência. 4 Amor.

benevolência (lat benevolentia) 1 Qualidade do que é benévolo; boa vontade para com alguém. 2 Complacência, indulgência.

afeto (lat affectu) 1 Sentimento de afeição ou inclinação para alguém. 2 Amizade, paixão, simpatia. adj 1 Afeiçoado.

amor (lat amore) 1 Sentimento que impele as pessoas para o que se lhes afigura belo, digno ou grandioso. 2 Grande afeição de uma a outra pessoa de sexo contrário. 3 Afeição, grande amizade, ligação espiritual. 4 Objeto dessa afeição. 5 Benevolência, carinho, simpatia. 6 Tendência ou instinto que aproxima os animais para a reprodução. 7 Desejo sexual. 8 Ambição, cobiça: Amor do ganho. 9 Culto, veneração: Amor à legalidade, ao trabalho. 10 Caridade. 11 Coisa ou pessoa bonita, preciosa, bem apresentada. 12 Filos Tendência da alma para se apegar aos objetos. Antôn: aversão, ódio. sm pl 1 Namoro. 2 O objeto amado. 3 O tempo em que se ama.

leal (lat legale) 1 Conforme às leis da probidade e da honra. 2 Digno, honesto. 3 Franco, sincero.

probidade (lat probitate) 1 Qualidade de probo. 2 Integridade de caráter; retidão, honradez.

honra (der de honrar) 1 Sentimento que leva o homem a procurar merecer e manter a consideração pública. 2 Pundonor. 3 Consideração ou homenagem à virtude, ao talento, às boas qualidades humanas. 4 Probidade.

pundonor 1 Sentimento de dignidade; brio, decoro. 2 Cavalheirismo. 3 Denodo.

brio (célt brigos) 1 Sentimento da própria dignidade. 2 Ânimo esforçado. 3 Coragem, valentia. 4 Generosidade. 5 Galhardia, garbo.

honradez 1 Caráter ou qualidade de honrado, honesto. 2 Integridade de caráter.

dignidade (lat dignitate) 1 Modo de proceder que infunde respeito. 2 Elevação ou grandeza moral. 3 Honra. 4 Autoridade, gravidade. 5 Qualidade daquele ou daquilo que é nobre e grande. 6 Honraria. 7 Título ou cargo de graduação elevada. 8 Respeitabilidade. 9 Pundonor, seriedade. 10 Nobreza.

respeito (lat respectu) 1 Ação ou efeito de respeitar ou respeitar-se. 2 Aspecto ou lado por onde se encara uma questão; consideração, modo de ver, motivo, razão. 3 Apreço, atenção, consideração.

generoso (lat generosu) 1 Dotado de caráter nobre. 2 Que tem qualidades ou sentimentos nobres. 3 Que tem grandeza de alma. 4 Liberal, franco, benevolente. 5 Grandioso, sublime.

Na minha vida, na minhas escolhas, nas minhas relações, amor e amizade são sentimentos quase iguais, eu amo meus verdadeiros amigos com todas as forças do meu coração e da minha alma. A diferença se dá simplesmente ao amar um companheiro, um homem, meu parceiro, a diferença é tão somente o desejo, a paixão e o sexo que os amigos não compartilham. No mais não é amor e nem amizade se não tem afeto, lealdade, respeito, diginidade, honra e generosidade.
Claro que amamos e somos amigos de quem não pensa assim, mas isso é um problema desta pessoa com o que ela está escrevendo no livro da vida dela mesma.
Eu prefiro pensar que estou fazendo a minha parte, escrevendo o meu livro da vida com aquilo que acredito, na luz, no amor.
Como diz o Divaldo, quando você planta uma manga, deseje que dê bons frutos, mesmo que não seja você a comê-los. A manga tem um tempo longo entre o plantio e a colheita. E pode ser que você não coma da sua manga, mas comerá de outra mangueira que alguém já plantou antes.

Um comentário:

  1. Good fill someone in on and this enter helped me alot in my college assignement. Say thank you you seeking your information.

    ResponderExcluir

Fique a vontade e entre na conversa!