Sri Prem Baba - muito prazer em conhecer


“O relacionamento a dois é uma iniciação espiritual que tem seus mistérios. Esses mistérios, somente se revelam quando você está aberto para desvendá-los. É você quem abre a porta para que o mistério se revele. O mistério do universo masculino, do universo feminino; o mistério da relação e da fusão desses dois princípios. Somente quando você se abre é que o universo revela os seus mistérios. E você se mantém fechado enquanto quer obstinadamente forçar o outro a ser o que você projetou.”
“Você só pode se unir ao outro quando puder unir as partes da sua personalidade que estão separadas. E você só pode unir essas partes separadas dentro de você quando puder aceitá-las e acolhê-las - quando puder amá-las. Com isso eu posso dizer que viver espiritualmente é sinônimo de despertar a capacidade de se doar e de amar. Quando falo em amar, estou falando de amor puro, amor desinteressado. Há que se amar inclusive essas partes de você mesmo que estão trancadas em negação. É isso que possibilita que você, de fato, queira se doar para o outro, sem querer nada em troca.” 
“Muitos buscadores estão no caminho, mas não têm coragem para mudar. Muitos querem experienciar o Supremo, mas não têm disposição para renunciar a um mau hábito; não têm a disposição para abrir mão de um vício. Estão à procura do Eterno, mas têm medo da mudança. E assim a vida passa e seguem apenas sonhando com a realização. Mas, a realização não é possível no plano do sonho. Realização significa acordar; significa parar de sonhar. Sonhar significa imaginar como será futuro, que é a forma que a entidade humana encontra para acreditar que o passado mudou. Assim, ela está sempre tentando construir um futuro melhor, onde ela será reconhecida, importante e especial aos olhos dos outros. Essa é a raiz da miséria.” 
“Esse é um momento no qual você está sendo convidado a ter disposição e coragem para verdadeiramente se perguntar: O que na minha vida não está bom? O que eu gostaria que fosse diferente? Procure identificar qual área da sua vida você ainda não consegue entregar para a guiança do coração. Em qual área da vida você ainda precisa estar no controle (pois ainda existe medo) e fazer justiça com as próprias mãos? Assim, você descobrirá que determinadas áreas precisam de luz e de elaboração, para que, pouco a pouco, você possa compreender porque está tão obstinado em fazer do seu jeito – esse jeito que não da certo. Você está sendo convidado a mudar aquilo que é a causa do seu sofrimento; e esse convite é feito pelo próprio sofrimento. Porque, enquanto você insistir em manter o projeto do eu inferior, o seu sofrimento aumentará tremendamente.” 
“Um minuto de silêncio tem um grande poder. Se puder cultivar um minuto de silêncio antes de cada atividade do seu dia, você já estará conseguindo abrir uma clareira para ser visitado pelo seu Eu Maior. Por exemplo, um minuto quando acorda, um minuto antes de se alimentar, um minuto antes de sair para o trabalho... Se puder silenciar por cinco minutos ao dia, eu sinto que você estará obtendo uma grande vitória – uma vitória sobre a matéria; sobre o eu inferior.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade e entre na conversa!