Senso crítico x julgamento x senso comum

A palavra crítica tem origem no grego krinein, que está ligado à ideia de ir à raiz do problema para tentar entendê-lo, ou seja, realizar uma análise. Krinein significa capacidade de separar para distinguir, capacidade de entender, estudar, examinar e ainda outros sentidos que nos servem construtivamente: capacidade de julgar, decidir, escolher, isso tudo sem pré-juízos, sem preconceitos. A atitude crítica exige, portanto, o trabalho de estudar, de procurar saber.

Senso comum: Mundo sensível; pensamento passivo, pensado, ingênuo, adaptativo, de grupo, ligado ao passado, confiante, de ideias constituídas, prontas. Preconceitos; ideologias; passividade e atuação ligada ao instinto animal.

Senso crítico: Mundo inteligível; pensamento ativo, transformador, pensante, pessoal, de idéias constituintes, sempre em ação e mudança. Reflexão, ideários, ação, pensamento racional, atitude filosófica.
O senso crítico parte do princípio do estudo do como conhecer (epistemologia), do uso da razão e, como já expusemos, da capacidade de avaliar e discernir com equilíbrio. O crítico tem o seu pensamento ligado ao futuro.
Senso crítico é a capacidade de criar sua própria opinião independente do senso comum.

Julgamento 
Dicionáriosm (julgar+mento2) 1 Ato ou efeito de julgar. 2 Sentença judicial. 3 Decisão. 4 Apreciação, exame.

Tendo em vista o significado de cada um, eu analisei a minha observação sobre as coisas, além da minha própria vida, as notícias, a ficção do último livro, a história que ouvi no cabeleireiro, a conversa que ouvi sem querer no café da escritório, enfim o que chegou até mim, com ou sem minha vontade. 
Meu olhar é o de quem observa para aprender, seja para aprender o que fazer ou evitar que se aproxime de mim, seja para atrair ou desconectar com alguma coisa ou pessoa.
Minha sede é a de aprender,e, por mais que por algum instante o meu julgamento acorde e queira gritar, meu desejo de conhecimento é a minha motivação principal e é este que sai a passear sorrindo em meio ao caos ou a alegria.
Não me importa como o mundo que vagueia pelo senso comum me julga, não me importa como   me recebe quem se deixa arrebanhar pela facilidade de viver dentro do senso comum. Quem tem preguiça de pensar porque se encontra confortável e quentinho, não me interessa. Há pessoas que não conseguem perceber o quanto estão mergulhados no mundo que foi desenhado para elas e muitas vezes estão confortáveis e quentinhas em meio aos seus próprios dejetos, sem sequer se darem conta do mal cheiro que os cerca.

Um viva à filosofia, à educação consiste e elaborada, à meditação! 

Um viva àqueles que sabem que viver é bem mais do que respirar todos os dias!






Um comentário:

Fique a vontade e entre na conversa!