Da amizade e das sutilezas

Primeiro se faz necessário algumas definições para não que não caibam interpretações, são definições do dicionário Michaelis.

amizade 
a.mi.za.de 
sf (lat amicitate1 Sentimento de amigo; afeto que liga as pessoas. 2Reciprocidade de afeto. 3 Benevolência. 4 Amor. Antôn: inimizade, ódio, oposição.

sutileza 
su.ti.le.za 
sf (sutil+eza1 Caráter ou qualidade de sutil. 2 Extrema delicadeza, tenuidade (falando de coisa). 3 Agudeza de espírito. 4 Delicadeza, finura ou penetração dos sentidos. 5 Argumento ou raciocínio próprio para embaraçar; raciocínio engenhoso quanto à forma. 6 Dito sutil. 

sutil 
su.til 
adj m+f (lat subtile1 Delgado, fino, simples. 2 Composto de partes delgadas, finas, tênues: Poeira sutil. 3 Que escapa à vista, ao tato; extremamente miúdo.4 Que recebe facilmente as impressões (falando dos sentidos); agudo, apuado, delicado, penetrante: Ouvido sutil. 5 Delicado, fino: Raciocínio sutil. 6Engenhoso: Juízo sutil. 7 Destro, hábil. 8 Que tem penetração de espírito; hábil, talentoso. 9 Caviloso, industrioso: Manha sutil. 10 Que anda sem ser pressentido; leve, manso. 11 Feito com arte e delicadeza; primoroso. Sup abs sint: sutilíssimo e sutílimo. sm Aquilo que é sutil; sutileza.

lealdade 
le.al.da.de 
sf (leal+dade1 Qualidade de leal; fidelidade. 2 Ação leal. Antôn: hipocrisia.

leviano 
le.vi.a.no 
adj (de leve1 Que tem pouco siso. 2 Irrefletido. 3 Imprudente. 4 Inconsciente.5 Precipitado. 6 Inconsiderado. 7 Insensato. 8 Que não tem seriedade ou que procede repreensivamente. 9 Que tem pequena carga. 10 pop e ant Que não leva muita carga; leve. Antôn (acepções 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8): ponderado, refletido.

As relações de amizade são as mais especiais da nossa existência, me refiro as amizades verdadeiras, claro. Os amigos são aqueles que a nossa alma e nosso coração escolhem como nossa família, são as escolhas do amor, este grande laço que une estranhos a nossa vida sem explicação.
Amigo é aquele ser que faz da nossa jornada algo mais leve, divertido, seguro e até mais corajoso. Não é ele somente e exatamente, mas a combinação perfeita que vocês dois juntos formam. A energia que emana do encontro é que tem este poder maravilhoso de atenuar nossos conflitos, sofrimentos e frustrações.

Eu tenho amigos que são verdadeiros tesouros na minha existência. Amigos que respeitam meu tempo e temperamento; amigos que confiam na minha percepção da vida e não atropelam meu tempo de discernimento para terem razão em um conselho; amigos que sabem o que é importante para mim e não agem levianamente perante estas coisas ou pessoas. Amigos que respeitam a minha vida, minha privacidade e o meu silêncio quando é a única coisa que tenho a oferecer.
No entanto sabendo que a vida é contínua e impermanente, ás vezes nos afastamos de quem em algum momento pareceu tão essencial. Por razões, muitas vezes que fogem do nosso controle.

As vezes também nos frustramos com a humanidade do outro que julgávamos conhecer, com a ilusão de que a nós não feriria.

A fragilidade de um amigo pode nos ferir na leviandade, na falta de sutileza.
Um dia um amigo me disse que estava triste com outro amigo e as palavras dele ficaram em mim.

"Alguém que gosta de brincar com facas e coloca sua diversão em primeiro lugar certamente vai ferir alguém em algum momento" - Se ele não considera a segurança, o lugar, a hora, e se os outros por perto estão preparados para esta brincadeira, se ele não considera mais nada além de sua própria diversão, por mais que ele o estime, em algum momento ele poderá te ferir.

Algumas pessoas são assim e para estas não há muita opção. Os amigos ficam até uma "faca esbarrar". E logo mais eles tem outros amigos, com histórias zeradas para brincar.

Esta postagem é para celebrar a amizade, mas também é para lembrar que respeito é o limite de toda boa amizade.
Alguém que sabe o que você sente porque você confiou seus sentimentos a ela, tem o dever de respeitá-los, muito mais do que alguém que não sabe.
Ser leviano com os sentimentos de alguém que confiou em você é uma forma de traição.
Amizade e lealdade caminham juntos, respeito e sutiliza não faz mal a ninguém. Na dúvida não faça algo que possa escapar ao respeito ou a lealdade em relação ao seu amigo. 
A palavra é empatia. Você pode não saber porque e talvez até ache sem sentido, mas respeite o que seu amigo acredita ser importante e nunca deixe de considerar importante também para que não seja leviano com ele.
É muito difícil se colocar no lugar do outro, na impossibilidade disso, respeito é bom e todo mundo gosta.
Me lembrou esta postagem do NaturalConnexion muito boa, vale a pena a visita.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade e entre na conversa!