Deus te abençoe, Bartolomeu!

O ano começou e eu ainda na procrastinação da velha nova lista que não cumpri. Evidentemente um dos itens era escrever mais.
Todos os dias eu olho para o caderno, o notebook e para minha cara no espelho do banheiro e digo para mim mesma "amanhã eu te pego!". Isso é o que eu chamo de procrastinação crônica. Embora eu tenha consciência disso, a constatação da minha ressaca-vergonha não é mais forte do que a minha falta de vergonha na cara.
Depois de tanto procrastinar, eu fui aturdida ontem pela total falta de sono e ao acordar as  três e meia da madrugada e zanzar pela net em busca de entretenimento, me deparei com meu post it "escreva mais".
Uma das consequências de não escrever por muito tempo é que quando você finalmente senta para fazer, todos aqueles assuntos que você listou mentalmente para se inspirar, desaparecem como fumaça na brisa mental.
Então, buscando estes itens que eu não anotei por total excesso de confiança em minha memória vadia, eu não encontrei palavras, era muita coisa!
"O mundo é bão Sebastião!" "Mundo mundo vasto mundo." De Nando Reis a Drummond eu encontro pelo caminho os assuntos e experiências que gostaria de dilacerar pela escrita. Dilacerar? Sim, em mim. Porque assim quem sabe, eu consigo me livrar deles.

São muitas as possibilidades.
E, brincando de pensar nelas para escrever, acabou saindo este ensaio de escrever.
Então me perdoem, estou com aquela escassez de organização mental e não estou conseguindo parir nenhum texto com um assunto em especial.
Mas como ontem tive essa insônia danada de boa! Conheci alguém que gostaria de ter conhecido vivo, já que morreu agorinha mesmo...
Já que ele me fez saborear cada minuto não dormido, em agraciamento, encantamento e gratidão, eu gostaria de homenageá-lo aqui. Deus te abençoe, Bartolomeu!
"Há pessoas que quando nos olham nos afastam. Outras, quando nos olham, nos acariciam." 
"O grande patrimônio que temos é a memória. A memória guarda o que vivemos e o que sonhamos. E a literatura é esse espaço onde o que sonhamos encontra o diálogo. Com a literatura, esse mundo sonhado consegue falar."
"Quem sabe as coisas faz livro didático e quem não sabe faz literatura. Se você tem uma coisa a afirmar, você não tem que fazer literatura. Literatura é uma conversa sobre as dúvidas. É uma conversa sobre as delicadezas, sobre as faltas. Não é uma conversa crua como desejam as ciências exatas. A literatura é mais delicada. Ela trabalha com a dúvida, com as incertezas, com as inseguranças, com as faltas, que são coisas que nos unem." 
"Outro dia, estava pensando que eu também, quando dói muito, escrevo. É a mesma coisa. Quando pesa muito, eu escrevo. Hoje, não fico na janela como meu avô ficava. Mas fico o tempo todo em frente ao Windows. Trocamos os lugares, mas continuamos na janela."
"Hoje, estamos com muita gente encontrando a verdade. Quando uma pessoa encontra a verdade, a única coisa que ela adquire é a impossibilidade de escutar o outro. Ela só fala, não escuta mais. Quem encontra a verdade só fala." 
"A metáfora é muito interessante para o escritor. A metáfora é onde o escritor se esconde e põe asas no leitor. Pela metáfora, eu me escondo, mas ao mesmo tempo ponho asas no leitor. Vai aonde você quiser. Você está livre para romper com tudo. Acho que o leitor é tão criador quanto o escritor. O leitor cria muito. É o que o Umberto Eco fala — a estrutura ausente na obra. Você gosta de uma obra não pelo que está escrito, mas pelo lugar que ela o levou a pensar. Isso é muito interessante. Michel Foucault fala que o que lemos não é a frase que está escrita. Lemos o silêncio que existe entre as palavras. É ali que a literatura se faz. Vou falar bem francamente. Hoje, chego à conclusão de que escrevo porque quero dizer umas coisas e acho a palavra oral muito perigosa. Escrever é mais fácil do que falar. Quando escrevo e não gosto do texto, eu o rasgo. Jogo fora, apago, deleto, sumo com aquilo. Mas quando falo uma coisa errada, não recolho a palavra nunca mais. Isso me incomoda muito. Sou extremamente silencioso em minha natureza. Tenho muito medo da palavra oral. Sinto muitas vezes que as palavras me ferem ou eu firo alguém com essa palavra. Não recolho nunca mais essa palavra que cai no ouvido do outro. Talvez escreva por medo da fala."
"De repente, vi uma formiguinha descendo depressa a parede branca do escritório. Olhando para ela, fiquei tão abismado. Eu sabia fazer tanta coisa, mas não sabia quem botou o desejo do açúcar no coração da formiga. Aí, a literatura não dá conta. Os pequenos gestos da natureza me encabulam muito. Sei que a palavra não dá conta. Mesmo sabendo que é a palavra que organiza o caos. No Gênesis, Ele veio e disse: “Faça-se a luz!”. E a luz se fez. Foi a palavra que organizou o caos. Você vai ao psicanalista porque está em desordem e acredita que a palavra irá te organizar. A palavra cura. De repente essa palavra não dá conta de dizer muita coisa. Ao mesmo tempo a palavra desestabiliza. A palavra é uma coisa muito pesada. Nossa Senhora ficou grávida da palavra do anjo. O anjo chegou, disse que ela seria mãe e ela acreditou. A palavra tem esse poder transformador."
"A memória é o nosso grande lugar. Na memória tem tanto o que vivi quanto o que sonhei ter vivido. Não acredito em memória pura. Toda memória é ficcional. É um pedaço da memória com mais um pedaço da fantasia. A fantasia é o que temos de mais real dentro de nós. A fantasia é a minha verdade mais profunda. A fantasia é aquilo que não conto para ninguém, só para as pessoas que amo muito. Ela é tão verdadeira que quando vou contar essa fantasia, faço uma metáfora para protegê-la. Pois a fantasia é o que tenho de mais profundo dentro de mim. É o meu real mais absoluto. Não existe uma memória pura, toda memória é ficcional. Precisamos tomar posse da fantasia. Todo real é uma fantasia que ganhou corpo. O que põe o novo no mundo é a fantasia. Uma escola nova é uma escola que cultiva a fantasia. Se ela ficar só na tradição, ela só fica na repetição. Ela não instala o novo. É a fantasia que inaugura o novo no mundo. Há cem anos, voar era uma fantasia do Santos Dumont." 
"Quando uma sociedade e seus valores ficam muito perdidos, ela ganha muita força para a auto-ajuda. É uma sociedade que procura o que fazer, como viver. Precisa muito de receita. O melhor diálogo que travamos na vida é com o silêncio. Conversar com o silêncio é fascinante. Vivemos em uma sociedade em que o silêncio está interditado. As pessoas falam o tempo inteiro. Você entra no aeroporto e a tevê está ligada o tempo inteiro. No hotel, a tevê está ligada o tempo inteiro. Tem uma música tocando no elevador, tem alguém falando no celular. Tem pessoas com três celulares. É um mundo que fala o tempo inteiro. Não conversamos com o silêncio. E quando escutamos o silêncio, temos muitas respostas. Estamos ficando cada dia mais interditados do silêncio." 
Pérolas de Bartolomeu de Campos Queiroz - extraídas de: No dia 7 de junho, o projeto Paiol Literário — promovido pelo Rascunho em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba, o Sesi Paraná e a Fiep — recebeu o escritor BARTOLOMEU CAMPOS DE QUEIRÓS. Nascido em Papagaio (MG), em 1944, ele tem 66 livros publicados (alguns deles traduzidos para inglês, espanhol e dinamarquês) e é considerado um dos principais autores da literatura infanto-juvenil brasileira. http://rascunho.gazetadopovo.com.br/bartolomeu-campos-de-queiros/

Um comentário:

  1. Bela homenagem!
    Uma grande perda para todos os que amam as palavras...

    ResponderExcluir

Fique a vontade e entre na conversa!