Do amor eu só quero proximidade

Meritocracia e amor não formam um bom par... amor não faz por merecer, amor é desinteressado. Não espere que seu amor faça ou desfaça nada... se existe muita expectativa, chame isso de desejo, de paixão, de posse, de qualquer outra coisa, menos de amor.

Do amor eu só espero proximidade... 
e quando for
que vá sorrindo e deixando saudade
sem rimar amor com dor
sem essa de cara metade
romantismo tem rima pobre
confunde ouro com cobre
pega algo tão humilde
e tenta por pose de nobre

Nem toda rima combina
nem toda metáfora presta
se o amor é vivido sem festa
lamentado a cada esquina
é porque esse egão não merece
tenta, 
tanto, 
mas não esquece

Do amor eu só espero proximidade... 
e quando for
que vá sorrindo e ensinando humildade
De Henrique Fogli

sobre estar junto

Coisa rica é isso de se estar junto.
Ando muito acompanhada, de um jeito que já nem lembrava mais como era. De um jeito que me fazia temer. De um jeito que não me via mais fazendo. De um jeito antiquado até...
Ele gosta de andar junto, gosta de fazer as coisas junto, dormir junto, comer junto, e todas essas coisas que os casais fazem juntos.
Eu estou aprendendo e curtindo cada experiência. Parece que estou namorando pela primeira vez. Deve ser resultado destas terapias e vivências para desconstrução que eu fiz aos montes...
Tem sido bom isso. Estou feliz como quem vai para um país novo, aprendendo a linguagem, descobrindo os lugares bonitos, apreciando o alimento.
Coisa bonita é essa jornada de relacionamento se darmos as mãos com confiança.
Sorte é amar alguém que ama você do jeito que você sabe entender e que ao mesmo tempo que você, quer estar junto para que juntos vocês possam desbravar a vida.
É muita sorte a minha!

Da liberdade

Liberdade é não se oprimir, não se permitir oprimir ou reprimir.
Observe que é permissivo. Você permite ou não permite. Sendo você mesmo ou sendo qualquer outra pessoa, a permissão é sua.
O ponto de partida é que condicionamento é uma puta falta de liberdade, mas somente cabe a cada um conhecer seus "grilhões" e observar até que ponto sua liberdade está comprometida em troca de algum conforto do seu ego, da sua individualidade controlada pelo seu corpo de dor, reativa, condicionada.
Não importa de onde ela surja, opressão, repressão, não importa as causas, não importam as bases nas quais é sustentada, nenhuma razão, nenhuma justificativa pode ser maior do que a SUA LIBERDADE.

Liberdade é se mover como quem você é;
É se expressar na sua autenticidade, na sua integridade, naquilo de mais genuíno em você, sem ter que recortar partes para não desagradar alguém.
Liberdade é amorosidade, com a gente mesmo e com os outros.

Observe. Eu ando observando...
O que em mim facilmente resiste e o que em mim se parte?


Convite para ser adulto

Se relacionar é um convite para se tornar adulto, para amadurecer.
No mais trivial e ordinário da vida, quando se está a dois, ser autêntico sem afetar o outro, é um desafio enorme.
Estando a dois, interferimos um no outro, mesmo sem a intenção de fazê-lo.
Ser adulto é saber lidar com as consequências das nossas decisões, atitudes... como elas afetam o humor, a alegria, o equilíbrio do outro.
Uma vez ouvi " Se a vida é uma escola, relacionamento é a universidade.
Eu não sou amadurecida em relacionamentos amorosos, quanto mais profundo ele fica, mais eu me vejo um bebezinho gatinhando. Há que amar, amar muito, amar gigantescamente para aprender, para aceitar, para se relacionar sem ferir, sem se frustrar, sem decepcionar, considerando o outro, mas nunca se esquecendo da sua essência, do que brota deste lugar.
É preciso observação honesta, sem julgamentos, verificar dentro de si o que está condicionado e trabalhar isso, procurar formas e práticas para retirar os véus, os significados distorcidos pela dor que parecem verdade, quando na verdade é só a dor se manifestando.
Ainda sou um bebezinho, por sorte, um amor gigantesco nasceu, estamos gatinhando juntos.

Super recomendo este vídeo, é rapidinho, mas bem lúcido. Encontrei nele muitas das minhas reflexões colocadas de uma forma mais organizada.



Se escolher amar um homem desperto

Quando encontrar um homem com o masculino curado tenha cuidado, pois será um teste para verificar a cura do seu feminino. Nada mais será como era antes. Ele não irá alimentar o seu ego.

Ele trará mudanças: irá lhe desconstruir, tirará seu chão e o seu controle, até sobre si mesma. Ele chegará e não conseguirá mandá-lo embora porque ele é a sua cura: mostrará onde precisa de mudança e arrancará de ti aquelas que tem adiado. Desafiará-lhe porque sabe que existe mais dentro de ti, sabe que tem barreiras a serem quebradas: seus medos, seus receios, suas "frescuras" ...

E depois de alguns surtos internos, de não entender o que estará acontecendo, de ficar anestesiada, vai ainda tentar manter o padrão. Mas ele veio justamente para transpô-lo. 

Com o passar do tempo entenderá que ele sabe se colocar, que o sexo não o manipula porque tem controle sobre seus instintos, ou melhor, transcendeu os pequenos desejos de prazer próprio.

Ele fez as pazes com suas raízes, buscou se encontrar,  entregou-se para a própria missão, entrou na caverna de suas sombras e as conhece.

Ele está disposto a estar contigo para multiplicar tudo de bom que os habitam. Ele segurará sua mão, colocará-lhe em seu peito todas as noites e irá contigo até o fim do mundo. 

Ele sabe que sua companheira é o reflexo exato do feminino dele que precisa de cuidado e fará o necessário pela harmonia de ambos, para trilharem juntos, lado a lado, um caminho de cura e despertar.

Encontrará em você a amorosidade que faltava nele, essa energia feminina tão preciosa e por isso ele lhe será grato: por você ser a manifestação da Lua na Terra. E você irá honrá-lo por ser o seu Sol. 

Em tudo estarão juntos: amando, crescendo, buscando e encontrando em si e um no outro o sentido de uma existência plena de compartilhar.

O tempo aqui não fará sentido, pois retornarão um caminho que já trilharam, tão antigo quanto a sabedoria que carregam dentro de si. Nada externo poderá atrapalhar vocês, pois a unidade de duas energias complementares e opostas forma um encaixe perfeito para cocriar tudo que desejam. 

Lindos frutos de amor, cura e despertar serão colhidos depois de semeados por tanto tempo e se espalharão ao redor.

 À você, desejo este homem, pois ele é a sua cura.
Asha

Dessas coisas do amor

O amor está entre o mistério e a simplicidade.
No sorriso de quem amamos habita a paz, o acolhimento e a grande manifestação do sagrado sentido do viver. É um mistério simples, mas essencial.
Quando ele sorri tudo fica tão simples e tão maior do que eu...
Ah se ele soubesse...o que aquele simples sorriso faz...é poderoso.
A certeza que aquece meu coração, a música que me encanta os dias, a paixão que desperta e cresce a cada sorriso daqueles lábios... 
Ah se ele soubesse como tudo fica tão pequeno diante daquele sorriso me mirando;
Ah se ele soubesse...
Daquele olhar sorridente, naquela noite de curiosidade e surpresa nasceu o mais poderoso de todos os sentimentos e com ele a certeza;
Se existe algo melhor do que estar em seus braços, eu ainda não conheço.
Ah se ele soubesse...
O amor é um mistério simples e isso ele sabe.



O melhor da vida

O melhor da vida é simples. Tipo poder contemplar a lua com o coração pleno de uma satisfação sem grandes motivos. Momentos de gratidão, de afeto manifestado em um pousar de mãos ou um abraço profundo.
O melhor da vida é bem simples.

Alma do mundo

Que é isto que aperta meu peito?
Minha alma quer sair para o infinito
Ou a alma do mundo quer entrar
Em meu coração ? 

-Tagore

Começa por nós mesmos

"É extremamente importante a disposição para abrir-se a si mesmo. Cultivar ternura por nós mesmos permite-nos enxergar com clareza tanto nossos problemas como as nossas potencialidades:
O estado ideal de tranquilidade provém da vivência da sincronização entre corpo e mente. Se o corpo e a mente não estão sincronizados, o corpo perde vigor...e a mente se perde por um caminho qualquer.
O meio é este: começar por nós mesmos. Sendo abertos e honestos em relação a nós mesmos, podemos aprender a ser abertos também para com os outros." Chögyam Trungpa Rinpoche

É grande demais

Simplesmente espere e deixe as coisas acontecerem, não de acordo com você, mas de acordo com a própria existência.
A existência não tem de estar de acordo com você; você é que tem de estar em sintonia com a existência, de acordo com ela.
Esta é a única diferença entre o meditador e o não-meditador: o não-meditador quer que a existência esteja sempre de acordo com suas ideias e naturalmente ele cai em estados miseráveis, porque a existência é grande demais; ela não consegue seguir as suas ideias, as suas preces, as suas expectativas, as suas exigências.

- Osho -

Sobre pontes

"Ninguém pode construir em teu lugar as pontes que precisarás passar, para atravessar o rio da vida - ninguém, exceto tu, só tu. Existem, por certo, atalhos e semideuses que se oferecerão para levar-te além do rio; mas isso te custaria a tua própria pessoa; tu te hipotecarias e te perderias. Existe no mundo um único caminho por onde só tu podes passar. Onde leva? Não perguntes, segue-o!" - Nietzsche

Khalil Gibram

"Sejam como dois pilares que sustentam o mesmo teto. Esse teto é o amor." Khalil Gibram

Não há tempo para luta

"Isto que a vida é - só um momento, um encontro, uma passagem, e então se vai. Se você entende isso, não há tempo para luta. Não há tempo para discussão. Não há tempo para ferirem uns aos outros. Quer você pense em termos de humanidade, nações, comunidades ou indivíduos, não há tempo para nada menos do que verdadeiramente apreciar a breve interação que temos uns com os outros.”
 Chagdud Tulku Rinpoche


Deixou de ser nome e passou a ser sentimento meu

O coração cresce de todo lado. Columiando. Tudo cabe. E eu? Como posso explicar para o senhor o poder de amor que eu criei? Minha vida que o diga. E de repente eu estava gostando no descomum. Gostando ainda mais do que antes. Com meu coração nos pés. Amor que amei e então acreditei. Tudo tem seus mistérios, eu não sabia; mas com minha mente eu abraçada com meu corpo. Deixou de ser nome e virou sentimento meu. Aquela hora se eu pudesse morrer, não me importava. Eu diria que sempre que se começa a ter amor a algúem, isso cresce e pega. Mas quando é destino dado, maior que o miúdo, a gente ama inteirisso, faltal, carecendo de querer. Amor desses cresce primeiro, bota depois. Tudo burburindo. Esperei o que vinha dele. No fim de tanta exaltação, meu amor inchou. De impapar todas as folhagens. E eu ambiciando de pegar em meus braços. Beijar. As muitas vezes, sempre. Abracei com as asas de todos os passaros. Amor é a gente querendo achar o que é da gente.
Guimarães Rosa - Grande Sertão Veredas

Das declarações de amor

Ele me nutre. Sua essência carrega a lembrança de que estar vivo é sentir cada poro do corpo vibrando. 
Sua poesia;
Sua canção;
Suas palavras;
Seu gosto;
Seu cheiro;
Seu olhar profundo e divertido;
Sua voz de trovão delicado;
Todo seu universo e sua história me encantam o coração;
Seu toque que me faz presente;
Sua sutileza que transborda a sensibilidade da alma de artista;
Sua curiosidade interessadamente  aleatória a me ensinar sobre a diversidade das coisas;
Sua disposição me confirma todos os dias de que o amor é o único sentido da vida e que confiar é o milagre que faz de nós, divinos.
Com você, meu amor, todo dia é dia de apreciar o sagrado presente que é estar viva. 
Te agradeço cada e toda faísca de vida que despertou em mim através da sua presença.; Te agradeço todo o meu potencial de amor que você me mostrou; Eu não sabia que era capaz...
Te amar e me sentir amada por você está sendo o melhor presente que já recebi.
Estar com você me lembra o quão divina é a vida.


"Fico tentando achar palavras que ainda não te disse, buscando no vazio... já te disse que toda palavra de amor é tua. Ainda assim repito: te amo." Ele, ontem à noite.


Neruda

"Deixa-me livres as mãos
e o coração   deixa-me  livre!
Deixa que meus dedos corram
pelo caminho do teu corpo.

A paixão –sangue, fogo, beijos-
me incendeia em chamas trêmulas.
Ah, tu não sabes o que é isto!

É a tempestade dos meus sentidos
submetendo a selva sensível de meus nervos.
É a carne que grita com suas línguas ardentes!
É o incêndio !
E estás  aqui, mulher, como uma tábua intacta
agora que  voa toda a minha vida transformada em cinzas
para teu corpo cheio , como a noite, de astros!"

Se escolher amar uma mulher desperta

Se escolher amar uma mulher desperta

"Deve saber que está fazendo uma escolha séria com consequências cármicas. Pois, se decidir adentrar a aura e o corpo de uma mulher cujo fogo espiritual está queimando, então saiba que estas ansiando por um certo nível de risco e perigo, com o propósito de crescer. Uma vez que começa a amar uma mulher dessa natureza você deve aceitar a responsabilidade.
Sua vida não será mais confortavelmente sonolenta o tempo todo. Sua vida não permitirá que fique preso aos velhos sulcos e rotinas estagnadas, pois ela - A Vida - assumirá radicalmente novo sabor e aroma.

Você será inflamado pela presença do selvagem feminino e irá sintonizar-se com o chamado Divino.

A escolha de ser sexualmente e amorosamente íntimo de uma mulher desperta, é para os homens que precisam de coragem para caminhar sem medo do desconhecido. Mas esse homem, vai colher recompensas além da compreensão da sua mente. Ela o levará a mundos desconhecidos de mistério e magia. Ela vai levá-lo hipnotizado e meio entorpecido de amor, às florestas selvagens do êxtase sensual e de admiração. Ela não vai fugir da sua "escuridão", porque a sua escuridão não vai assustá-la. Ela falará palavras que a sua alma entende.

É um risco enorme amar uma mulher desperta, porque de repente não há um lugar para se esconder. Ela vê tudo, para que ela possa amar com profundidade. Amar uma mulher como essa é escolher começar a viver com a sua alma no fogo. Sua vida nunca mais será a mesma, uma vez que convidou essa energia para entrar. Certifique-se, caso escolha amar uma mulher desperta de que escolheu por não passar o resto da vida olhando para trás sobre o seu ombro, tentando enxergar mais uma vez, a visão turva de mistério feminino que desapareceu de sua vista. Pois ela terá voltado para as estrelas e galáxias distantes do céu...de onde ela veio"
(Sophie Bashford)

Nosso encontro

"Não havíamos marcado hora, não havíamos marcado lugar. E, na infinita possibilidade de lugares, na infinita possibilidade de tempos, nossos tempos e nossos lugares coincidiram. E deu-se o encontro." 
Rubem Alves

Para os corajosos

Ivan Martins, sobre a ponte dos sentimentos...
"O envolvimento  entre duas pessoas contém uma poesia que não pode ser fabricada. Ele se baseia em sensações de toque e percepção de beleza, mas se ancora sobretudo numa vasta subjetividade, que é ao mesmo tempo essencial e invisível. Há algo na maneira da pessoa olhar ou falar que nos comove – e que é tão importante quanto o conteúdo do que ela diz ou a maneira como ela se move. Seu corpo inteiro, e a personalidade que o anima, falam com a gente, mesmo em silêncio."

Da paixão e o caminho

Que possamos seguir apaixonados no rumo do amor;
Que possamos perceber a essência um do outro sem pressa;
Que possamos sentir o sagrado que habita em nosso ser;
Que sejamos amorosos, ainda que apaixonados;
Que a poesia e a música sejam nossa oração;
Que o encanto se revele todos os dias, ainda que os desafios surjam;
Que sejamos um para o outro este pouso tranquilo em meio a qualquer tempestade;
Que a amorosidade permaneça acima de todo o inesperado;
Que a compreensão seja nossa paciente companhia;
Que a percepção de cada limitação seja combustível para nossa evolução;
Que sejamos, eu e você, um para o outro o abrigo aconchegante, onde o coração encontra a confiança para repousar sereno;
Que juntos nos apoiemos para sermos melhores a cada dia, melhores um para o outro, melhores como indivíduos, como seres humanos, como amigos, como filhos; como família, mas principalmente como seres interdependentes nesta vida chamada presente.

Sempre escolhemos

Cuidar para que o coração esteja sempre aberto é a minha prática mais desafiadora.
Não tenho como prever os acontecimentos, as ações, as reações das pessoas que me rodeiam, mas tenho como cuidar para que a dor inevitável da humanidade que me permeia, não corrompa meu coração livre.
Coração aberto significa se deixar tocar, significa permitir que a vulnerabilidade esteja presente, mas não seja distorcida para o sofrimento. Vulnerabilidade é uma força de união.
Todos os dias eu vejo pessoas tão belas escondidas em suas "redes de proteção" suas ilusões de segurança, de orgulho, de medos revestidos de "auto estima" distorcida. Pessoas que caminham sem perceber que não se escolhe o que entra, quando se fecha o coração, simplesmente nada entra. 
Aos poucos a vida segue morna, cinza ou bege, em uma ordem tão segura quanto monótona e sem estimulos.
Todos os dias vejo tantas pessoas com potenciais incríveis, escondidos em suas mazelas do passado. Todos os dias reconheço neles algo de mim mesma. Todos os dias eles me recordam da vigilância.
Todos os dias eu renovo meus votos com a vida. Nosso amor é perfeito.
Não há nenhuma fórmula mágica. Há uma promessa, uma disposição e uma convicção tremenda de que viver é muito mais expansão de amor do que qualquer outra coisa.
Agradeço cada ser que me recorda do meu potencial de amor, mesmo que de passagem, mesmo que de repente, mesmo que nunca mais.
Gratidão a todos que passam, a todos que ficam e a todos que morrem.
Há vida em todo começo e há vida em toda despedida.
Somos sempre nós mesmos, somos sempre os responsáveis pela nossa felicidade e sempre escolhemos, sempre.

É sobre ser morada

Juntos chegaremos onde individualmente jamais chegaríamos, juntos nossas forças são potencializadas e nossas fragilidades são instrumentos de aprendizado um no outro. Juntos nosso caminho poderá ser mais colorido e juntos podemos nos apoiar um no outro ou pular de mãos dadas ou gritar até a voz acabar. Com você me sinto mais corajosa, mais amorosa, mais relaxada para seguir e respirar o que seja que estiver para vir ou ir embora. Você não precisa ser essencial ou necessário, basta estar lá para deixar a vida mais leve e colorida, para dançar comigo, para cantar para mim e ouvir a minha canção e para cantarmos juntos. Juntos somos como a música e a dança. Vamos florescer na melodia da vida. Vamos juntos!

De todas as lições

Não há nada, absolutamente nada que aconteça na sua vida, que não possa te ensinar uma bela lição. Bela de beleza mesmo.

As causas da infelicidade

A causa primeira da infelicidade nunca é a situação,
mas seus pensamentos sobre ela.

- Eckhart Tolle -

Nietzsche - Quem não sabe dar não sabe sentir


Estava visitando uma amiga. O livro estava em cima da mesa, abri aleatoriamente, como sempre faço com livros dos outros, na fé de que todo livro tem algo interessante para me contar...
O número veio de brinde 😉

Tudo faz parte de uma perfeita sincronicidade.

Afetividade

O que o mundo nos oferece são os acontecimentos. E os acontecimentos de nossas vidas diárias não são grandes acontecimentos; são grandes dependendo da afetividade neles implicada, mas, em si, são ordinários, no sentido do cotidiano; porque a vida, na verdade, é essa miudeza. Lívia G Rosa 

Para você que acalma minha pressa



Caminhamos por estradas diferentes e chegamos no mesmo sentido;
Ouvimos sons diferentes e ouvimos a mesma música;
Não é difícil fazer poemas, a técnica é de todos.
Especial é sentir a poesia a cada momento em todas as coisas;
Parece que a vida com sua sabedoria misteriosa preparava o encontro inevitável;
Ninguém salva ninguém, o encontro é que salva.

"Sussurra em meu ouvido, só o que me interessa..."



Do amor e essas coisas

“Na melhor das hipóteses o amor é uma convergência de muitos desejos, alguns deles sexuais, outros éticos, muitos diretamente práticos, outros pouco românticos e fantásticos. No amor não queremos só sexo e segurança, mas também felicidade, companhia, diversão, alguém para viajar, sair, ouvir conselhos, ter orgulho desse alguém, enfim, uma associação com quem é uma vantagem social e um aliado, alguém com quem vamos dividir o trabalho doméstico e aumentar a renda da casa, alguém de quem podemos depender na hora dos problemas e nos consolar nos momentos de tristeza, e por aí vai. Na realidade, gostaríamos de tudo isso, emoções e constância, excitação e segurança, e de preferência tudo junto, num só pacote, um pacote supostamente garantido pelo amor.” Regina Navarro.
Não parece muita expectativa para colocar nas costas de um ser humano?
Você tem consciência de que precisa ser muito bom, beirando a perfeição para oferecer isso a alguém, se nem para si mesmo você consegue?
Vai meditar, fazer terapia, vai se conhecer melhor!
Vai viajar só.
Fique algum tempo só consigo mesmo e experimente a companhia.
Se você não conseguir suprir a si mesmo, saiba, não há quem possa.

Se entregar ao amor é revolucionário

"Se levarmos em conta que amar outra pessoa não é amar o que projetamos nela e sim a sua humanidade e singularidades, não será difícil compreender que o amor é um desafio nos tempos de modernidade líquida."
Zigmunt B.

Sobre um pai e sua filha


Um pai amoroso faz qualquer coisa por sua filha. Não um pai qualquer, me refiro aqui a um pai amoroso, porque, infelizmente, nem todas as filhas tem a sorte de ter por perto um pai assim. Infelizmente, porque na minha opinião, ter um pai amoroso faz uma grande diferença na vida de uma menina.

Eu conheci alguns pais amorosos.


Eu conheci um pai que deixou de fazer a coisa que mais amava na vida, sua vocação, porque achou que a sua filha "merecia" um pai com uma vida mais "estável."

Eu conheci um pai que aguentou as piores humilhações e agressões porque acreditou que isso seria o mais certo a fazer para se manter por perto de sua filha.
Eu conheci um pai que fez sacrifícios pessoais, financeiros e físicos em nome do amor e daquilo que acreditava ser o melhor para a sua filha.
Pais amorosos não estão imunes aos seus próprios códigos, suas próprias crenças, seus próprios traumas e muito menos aos seus próprios significados distorcidos sobre o que é ser um bom pai, sobre o que é a felicidade.
Eles amam, mas isso não significa que mesmo motivados pelo mais alto amor, não errem nos seus julgamentos, nas suas decisões e na forma como imaginam estar bem educando as suas filhas.
O meu pai, que é do pai que eu posso falar com propriedade, agora crescidinha que sou, me deu o maior amor que ele foi capaz, ele me protegeu o quanto pôde e do seu jeito, ele me mostrou o que era se sentir amada. Tudo isso dentro da sua realidade, da sua visão, de sua história e referências de vida.
Meu pai tem uma visão machista. Ele acredita realmente que a mulher precisa de um homem ao seu lado para ser completa, ele acredita que uma mulher não pode se defender sozinha, que precisa ser protegida, que sem isso ela jamais será feliz.
Então tudo que ele fez foi na intenção de me proteger dos "caras maus" e, no seu entendimento, a melhor forma de fazer isso era me "entregar a um bom cara".
O que ficou enrustido em mim eu vou contar até o fim deste texto.
O que eu gostaria que ele tivesse me ensinado é o que me motivou a escrever hoje, mas quero já deixar bem claro que não o culpo por meus enganos e desenganos.


Hoje eu tenho 41 anos e posso, como um engenheiro de obra pronta, apontar aqui o que poderia ter sido bom ter aprendido com o meu pai.

Eu gostaria que ele tivesse me ensinado a fazer as coisas que ele desejou que um "bom cara" fizesse por mim, porque isso eu tive que ir aprendendo do meu jeito, errando e aprendendo com os erros. Eu estive bem acompanhada em alguns anos da minha vida, mas isso não é garantia de nada.
Eu me casei com 19 anos e para seu desespero, me separei com 24. Deixei de ter o "guardião" das minhas necessidades por perto e isso o deixou preocupado. E ele está preocupado com isso até hoje.
Isso me lembra da Cher falando de sua mãe dizendo que ela precisava sossegar e arrumar um homem rico e ela respondeu - Eu sou o homem rico.
Eu gostaria que ele tivesse me ensinado a lidar com o meu carro, isso teria me economizado uma grana e uma grande raiva. Ao levar meu carro para trocar os pneus pela primeira vez, os caras da mecânica me apavoram dizendo que meu carro não tinha condições de ir até a esquina e me apresentaram um orçamento com peças que nem existiam naquele modelo de carro. E eu paguei. Ao descobrir o engodo, me senti humilhada e feita de idiota.
Depois disso eu aprendi a ler os manuais de todos os carros que já tive, a buscar tutoriais sobre manutenção, a assistir programas que falavam de carros, a ler revistas com matérias sobre manutenção e prevenção, e a prestar atenção a todas as conversas que pude sobre o tema. Quando eu levo meu carro para a oficina os mecânicos tem que me explicar item por item, o que, como e porque funcionam e quebram, além de mostrar a peça com a diferença do desgaste e como isso afeta o carro.
Eu queria que ele tivesse me ensinado a trocar o chuveiro, o interruptor, a usar a furadeira. Ele arrumava as coisas da nossa casa todo domingo de manhã, enquanto nós dormíamos na infância. 

Ele sempre foi muito curioso e fazia todo tipo de "gambiarra" antes de chamar os técnicos. As vezes funcionava, as vezes não. Eu queria que ele tivesse me ensinado essas coisas todas de manutenção e conserto das coisas que eu sei que ele sabe fazer. Ele achou que a sua princesinha teria um homem para resolver as coisas desse tipo para ela e isso me fez (por um tempo) ficar dependente e ignorante nestes assuntos.

Por sorte também sou curiosa e acabo aprendendo na raça e na necessidade mesmo.
A válvula hidra eu já desisti, desmontei várias vezes e nunca consegui montar novamente, sempre uma maldita peça fica de fora, é um quebra-cabeça sem solução para mim. Cubo mágico é fichinha!
Conhecimento é empoderamento, isso ele me ensinou para os estudos e para o trabalho, mas não para a parte prática da vida. 
Eu gostaria que meu pai tivesse me ensinado o que ele sabe para se virar na vida, sem me colocar neste lugar de "isso não é coisa de mulher". Na tentativa de me proteger, ele me enfraqueceu (por um tempo).

Eu adoraria que ele tivesse me contado sobre a sua juventude militante, sua postura revolucionária tentando mudar o mundo através do engajamento em causas sociais.

Eu gostaria que ele tivesse me ensinado a nadar, a dirigir, a reagir. Nunca passou pela cabeça dele que com 41 anos eu estaria no meio de uma montanha afastada, no dia de Natal, consertando a bomba de água do sítio para que pudesse ter água na casa. Isso eu fiz e foi agora no Natal passado.
Ele não imaginou que eu estaria dirigindo meu carro em estradas de terra e lama, como se tivesse um jipe 4x4. Que eu quase rodaria o carro umas 20 vezes até finalmente rodar e quase capotar para aprender a dirigir em terrenos difíceis, mas isso ele faz e poderia ter me ensinado.
Ele não imaginou nem um décimo das coisas que eu faço hoje, porque na sua realidade eu estaria protegida por um "bom homem" que faria tudo para mim.
Se eu pudesse voltar no tempo e dar um conselho para ele, seria - Ensine tudo que você sabe fazer para ela, desde o motor do carro até a máquina de lavar e deixe que ela tenha a escolha de fazer por ela mesma ou pedir ajuda. Teria dito para ele que me ajudasse a ser independente emocionalmente, que nenhum homem preencheria o vazio que mora dentro de mim, que isso seria uma tarefa minha por toda minha vida.
Durante muito tempo eu me anulei para agradar algum "bom cara" porque de algum jeito as idéias dele estavam impregnadas em mim, por exemplo,a ideia de que eu precisava de um homem para cuidar de mim. Essas ideias acabaram me sufocando tanto que em algum momento eu não sabia quem realmente eu era.
Um pai nunca vai saber como e onde estará a vida de sua filha aos 30, 40, 50 anos, então o melhor a fazer é prepará-la para se cuidar em qualquer situação.
Meu pai é machista, talvez nada mude isso nele, e ele na verdade, nem se considera um, mas é. 


Quando eu me separei, ele ficou tão preocupado com a sua filhinha sozinha em São Paulo que não percebeu o quanto machucada e precisando de apoio na minha decisão eu estava. Ele tentou me demover, e tudo que eu precisava era de um abraço, um colo, ouvir "vai ficar tudo bem"- "estamos do seu lado no que você decidir" - "você vai conseguir recuperar seu coração e seguir em frente".

Ele realmente não soube lidar com a ideia de me ver sozinha em São Paulo, isso o apavorou. Sem saber, sem perceber, ele só deixou aquele momento mais difícil do que já era para mim.
Meu conselho para um pai de menina é - empodere sua filha. Ensine para ela que ela pode fazer qualquer coisa que queira, que o fato de ser mulher não a limita. Ensine como ela pode se proteger e se defender neste mundo machista, sem a fragilizar.

Quando eu tinha 13 anos, eu fui agarrada e beijada a força. O meu pai nunca soube, eu tive vergonha de falar, vergonha que ele achasse que eu havia provocado aquilo, tive medo. E talvez este medo tenha nascido no medo dele em que eu engravidasse sem estar casada, ou seja medo que eu transasse. Neste mundo machista o que uma filha precisa é que seu pai a ajude a ser autêntica e não ter medo da verdade. Que a ajude a ver que ela pode ser e vestir o que quiser que isso não dá o direito a ninguém de a rotular, julgar ou desrespeitar. Que a ajude a entender como pode se defender dos homens que justificam a sua falta de controle dentro da cueca com a altura da saia ou o decote que a mulher usa.

Que a ajude a se amar, a se aceitar, a ensine a não aceitar que o mundo dite as regras de seu corpo, de sua natureza, de sua beleza, um pai tem este poder.
Eu gostaria que meu pai tivesse me dito que meu coração poderia ser quebrado, mas que isso também fazia parte das minhas escolhas, que a minha felicidade é responsabilidade minha e que delegar esta tarefa para alguém é pesado demais e não vai funcionar.
Eu queria que ele me dissesse que há pessoas que mentem e enganam e que só se desilude quem um dia se iludiu, mas que existem pessoas verdadeiras também, que eu teria que aprender a distinguir uma das outras e que isso vem com a maturidade.
Eu queria que ele tivesse me ajudado na descoberta de mim mesma, da minha real essência, sem rótulos, sem me encaixotar ou idealizar e sem dar a permissão para ninguém me ferir com seus próprios julgamentos e preconceitos.
Eu sei que pode ser pedir demais de um pai... 
E ele fez o melhor que pôde naquela época. Não tenho dúvida alguma disso, este texto não é uma reclamação. É uma sugestão para os pais de meninas, para que fiquem atentos a si mesmos.
Nós sabemos o que vocês pensam sem nunca termos ouvido de vocês. Nós sabemos o que esperam de nós, conhecemos seus olhares.
Mulheres são intuitivas desde sempre. Nós sabemos e, na ânsia de não decepcioná-los, nós, muitas vezes, nos perdemos. 
E, demorou um tempo e algumas terapias para perceber que o desejo de agradar e de ser amada e aceita pelo Papai foi se reproduzindo nas relações. Que ao considerarmos o medo da rejeição, deixamos nossa autenticidade de lado, agimos e reagimos fora do coração e na carência.
Então, meu último conselho é que observe, converse e esteja disponível e pronto para o que vier dela. Dê espaço para que ela se exponha, tente com todas as suas forças, não julgá-la, porque o mundo já faz isso demais e isso fere. 
Conheça mais a sua menina. E reflita sobre si mesmo. Ampliando sua forma de se ver e ver o mundo, consequentemente a forma de ver a sua garota será mais ampla. Saia da caixa e abra seu coração para ela.
No final tudo vai dar certo. 
Comigo vem dando melhor depois que eu me dei conta do quanto do meu pai eu carregava em mim sem saber.
Eu amo aquele bronco machista com todas as minhas forças, mas hoje ele não me transfere as suas questões e com isso não interfere indiretamente nas minhas.
A consciência ampla, a empatia, a compaixão faz do ser humano algo melhor, um ser humano melhor e um homem melhor resulta em um pai melhor.
E se, você lendo isso tudo pensou que é um exagero isso de ser mulher no mundo machista e exigente em que vivemos, sugiro que veja este vídeo. e abra sua mente e seus olhos e ouvidos para o que acontece além do seu umbigo.

"Uma mulher que acha que nunca foi discriminada por ser mulher é só uma mulher  extremamente distraída"



Quando você menos espera...

Um dia você vai conhecer um cara e querendo ou não ele irá descobrir tudo. Como você come um lanche, como você dança, como você é péssima em contar piadas, como você é apaixonada por chocolate, até que ponto você pode ficar irritante numa TPM, o quanto sensível você é, o quanto preguiçosa você é, os seus gostos musicais, como você fica feliz quando começa um programa que você gosta, como você acha que está horrível em todas as fotos em que posta no facebook. Ele vai prestar atenção em tudo sobre você. E quer saber? Ele ainda vai te amar do jeitinho que você é.

Das confissões

Eu sou extremamente sensível e me perco fácil.
Preciso de extrema vigilância por isso.
Deveria ter mais disciplina, mais austeridade, diria minha mestra, mas é um grande, um enorme desafio para mim.
Admitir minha fragilidade me custou passar por sofrimento e dor, perceber minha ilusória "fortaleza" foi só possível porque tive que observar sua ruína, paredes uma a uma caindo sem fugir.
Com a redenção a esta fragilidade pude permitir um renascimento doloroso, mas necessário.
Só cada um é quem sabe a dor e a delícia de ser o que é.
Sombra e luz habitam o meu ser. Ignorar a sombra me levou a um colapso.
Felizmente renasci, mas agora sei que é passo a passo, um dia de cada vez.
Ignorar a dor só leva a mais dor, quanto mais ignorei, mais sombra acabei trazendo para o meu ser.
O amor é luz infinita por isso a Natureza nos deu este dom. É através dele que atravessamos o vale da morte.
A travessia é árdua, mas do outro lado uma sabedoria surpreendente espera ser revelada.
Uma alma corajosa e um coração de amor estão além de mim mesma e me salvam, sempre.


Estamos todos numa solidão e numa multidão ao mesmo tempo - Zygmunt Bauman

Eu gosto muito de quem me provoca a reflexão, principalmente de forma inteligente e visivelmente motivada daquele lugar onde poucos param, de onde se observa a humanidade essencial de cada um. Expressar uma reflexão ainda que não agrade é de uma beleza incontestável.
Não precisamos concordar para respeitar.
Um homem de 91 anos, que observava incessantemente o ser humano e a caminhada da humanidade, era assim que eu o via. Tem meu profundo respeito e admiração. Um dos maiores pensadores do nosso tempo atual, visto por alguns como pessimista, mas por mim, pessoalmente, como um observador incessante, que nos dizia com a maior delicadeza, "viva na pele, no coração, viva na presença e cuide de suas relações... é isso que vale a pena"

"Em nosso mundo de furiosa individualização, os relacionamentos são bençãos ambíguas. Oscilam entre o sonho e o pesadelo, e não há como determinar quando um se transforma no outro", escreveu o filósofo polonês em 'Amor Líquido'. Bauman que se foi hoje, aos 91 anos.

"...tudo que era sólido se liquidificou. De acordo com o conceito - modernidade líquida, agora “nossos acordos são temporários, passageiros, válidos apenas até novo aviso”.


"Em nosso mundo de furiosa individualização, os relacionamentos são bençãos ambíguas. Oscilam entre o sonho e o pesadelo, e não há como determinar quando um se transforma no outro. Na maior parte do tempo, esses dois avatares coabitam - embora em diferentes níveis de consciência. No líquido cenário da vida moderna, os relacionamentos talvez sejam os representantes mais comuns, agudos, perturbadores e profundamente sentidos da ambivalência." Trecho extraído do livro Amor Líquido.

“Tudo é mais fácil na vida virtual, mas perdemos a arte das relações sociais e da amizade”

“Estamos todos numa solidão e numa multidão ao mesmo tempo”

“O Amor É Mais Falado Do Que Vivido E Por Isso Vivemos Um Tempo De Secreta Angústia”

Das ilusões e essas coisas

Por mais que fale das ilusões como as nuvens que turvam a visão lúcida da vida, das pessoas, dos acontecimentos... Ainda assim, sem sentir o poder que damos as ilusões, sem sentir o quanto nos perdemos nelas... simplesmente não é possível realizar o que são na verdade...
Oásis podem ser oásis ou miragens...

Deus segundo a música


"Se eu quiser falar com Deus
Tenho que ficar a sós
Tenho que apagar a luz
Tenho que calar a voz
Tenho que encontrar a paz

Tenho que folgar os nós
Dos sapatos, da gravata, dos desejos, dos receios...

Tenho que esquecer a data 
Tenho que perder a conta
Tenho que ter mãos vazias
Ter a alma e o corpo nus

Se eu quiser falar com Deus
Tenho que me aventurar
Tenho que subir aos céus
Sem cordas pra segurar

Tenho que dizer adeus
Dar as costas, caminhar
Decidido, pela estrada
Que ao findar vai dar em nada

Nada, nada, nada, nada
Nada, nada, nada, nada
Nada, nada, nada, nada

Do que eu pensava encontrar "

Voltei a dançar com a vida

Depois de tempos de nevoeiro a cegar a visão do extraordinário que é estar viva, uma música, a brisa fresca e o olhar divertido me convidaram e dançamos até o corpo não aguentar mais!
Eu voltei!
O que é, é o que nunca morre.
A alegria de viver, a gratidão por tanto aprendizado, o coração a se aquecer pelas coisas mais simples e o sorriso fácil  se manifestando a cada esquina.
Vale a pena cada momento!
Viver bem é estar de coração aberto haja o que houver, porque apesar de qualquer coisa, os momentos de nevoeiro não me corrompem, só me fazem mais corajosa!

Das colheitas do dia







Amadurecência

Texto do livro "Erótica é a Alma" de Adélia Prado para todos nós, que amadurecemos desafiadora e lindamente. 

"Todos vamos envelhecer... Querendo ou não, iremos todos envelhecer. As pernas irão pesar, a coluna doer, o colesterol aumentar. A imagem no espelho irá se alterar gradativamente e perderemos estatura, lábios e cabelos. A boa notícia é que a alma pode permanecer com o humor dos dez, o viço dos vinte e o erotismo dos trinta anos. O segredo não é reformar por fora. É, acima de tudo, renovar a mobília interior: tirar o pó, dar brilho, trocar o estofado, abrir as janelas, arejar o ambiente. Porque o tempo, invariavelmente, irá corroer o exterior. E, quando ocorrer, o alicerce precisa estar forte para suportar. *Erótica é a alma que se diverte, que se perdoa, que ri de si mesma e faz as pazes com sua história. Que usa a espontaneidade pra ser sensual, que se despe de preconceitos, intolerâncias, desafetos. Erótica é a alma que aceita a passagem do tempo com leveza e conserva o bom humor apesar dos vincos em torno dos olhos e o código de barras acima dos lábios. Erótica é a alma que não esconde seus defeitos, que não se culpa pela passagem do tempo. Erótica é a alma que aceita suas dores, atravessa seu deserto e ama sem pudores. Aprenda: bisturi algum Vai dar conta do buraco de uma alma negligenciada anos a fio."

"Envelhecer não significa necessariamente amadurecer. Podemos ficar velhos e não nos tornarmos maduros. A maturidade tem uma delicadeza, uma sutileza, um olhar para o outro - incomparáveis." Lívia G Rosa

Do amor e essas coisas

Um dia um homem me disse algo como, quando estou com você eu esqueço de tudo, todos os problemas ficam do lado de fora da porta, a vida real fica lá fora, mas o que é a vida real? ...
Este verso de poema me lembrou daquele momento.

Amor feliz. Será normal,
será sério, será útil? -
que tem o mundo a ver com duas pessoas
que não vêem o mundo.

(início do poema "Amor feliz", de Vislawa Szymborska)

E a resposta àquela pergunta também.

A vida real é o presente instante.
Aquela pausa dos problemas era de uma realidade assustadora... de uma presença assombrosa.

Meu amor independe do que me fazes. Não cresce do que me dás. Se fosse assim ele flutuaria ao sabor dos teus gestos. Teria razões e explicações. “Amor é estado de graça e com amor não se paga.” Nada mais falso do que o ditado popular que afirma que “amor com amor se paga”. O amor não é regido pela lógica das trocas comerciais. Nada te devo. Nada me deves. Como a rosa que floresce porque floresce, eu te amo porque te amo.
Rubem Alves