FLOR DE LÓTUS
Pelo fato de brotar e se desenvolver em águas lamacentas e turvas e ainda assim manifestar delicadeza e beleza, a flor de Lótus é o símbolo da pureza. È o símbolo da expansão espiritual, do sagrado, do puro. Também significa a vida distinta e sagrada. Ela se fecha ao anoitecer e só floresce ao amanhecer. Simboliza a completa purificação das contaminações do corpo, fala e mente, e o total desabrochar numa libertação abençoada.
A lenda budista relata que quando o Príncipe Sidarta – que mais tarde se tornaria o Buda – tocou o solo e deu seus primeiros sete passos, sete Flores de Lótus cresceram no lugar. Assim, cada passo do Bodhisattva é um ato de expansão espiritual.
O significado original deste simbolismo pode ser visto pela seguinte semelhança: Tal como a Flor de Lótus cresce da escuridão do lodo para a superfície da água, abrindo sua flores somente após ter se erguido além da superfície, ficando imaculada de ambos, terra e água que a nutriram.
Do mesmo modo a mente, nascida do corpo humano, expande suas verdadeiras qualidades (pétalas) após ter se erguido dos fluídos turvos da paixão, ego e ignorância, e transformando o poder de sua profundidade na consciência iluminada. Assim, o sábio cresce além deste mundo e o ultrapassa.A tradução do sânscrito para flor de lótus é Nalini, que é um nome indiano. A flor de lotus também tem um significado especial no hinduísmo, pois simboliza a pureza e beleza.. Tudo isso representa que a beleza pode emergir nas mais difíceis e obscuras circunstâncias.
A flor de Lótus é venerada na Índia e no Japão como símbolo da espiritualidade; a semente de Lótus pode, por exemplo, ficar mais 5.000 anos sem água, somente esperando a condição ideal de umidade pra germinar. Ela nasce na lama e só se abre quando atinge a superfície, onde só então mostra suas luminosas e imaculadas pétalas, que são autolimpantes, isto é, têm a propriedade de repelir microrganismos e poeiras. É também a única planta que regula seu calor interno, mantendo-o por volta de 35º, a mesma temperatura do corpo humano. O botão da flor tem a forma de um coração, e suas pétalas não caem quando a flor morre, apenas secam. O conhecimento espiritual supremo é comparado ao florescimento do Lótus de mil pétalas no topo da cabeça, como é chamada a expansão do chakra coronário.
Na Índia, a imagem da flor está relacionada à criação do universo. Repare nas gravuras indianas, os deuses costumam aparecer sentados ou em pé sobre a flor, como é o caso das representações de Ganesha, Lakshmi e Shiva.
Você também já deve ter ouvido falar da posição de Lótus na Yoga. Nesta ásana (postura) a pessoa se senta com as pernas cruzadas e entrelaçadas, mantendo a coluna ereta e as mãos pousadas sobre os joelhos.
Muitos monges e budistas em práticas meditativas imaginam flores de lótus surgindo debaixo de seus pés enquanto andam, assim estariam espalhando o amor e a compaixão de Buda simbolizados pela flor.
Namaste!
ResponderExcluirO budismo é encantador ...
ResponderExcluir