Coisas que ouvi e estou refletindo:
Sabedoria = lucidez + estabilidade < meditação e prática dos ensinamentos na vida
Mas o que é lucidez? O que é estabilidade?
Sempre que ouço sobre um conceito interessante e que faz sentido tento aplicá-lo em algum exemplo vivo e real para não perdê-lo de vista.
Então irei aproveitar o ensejo e fazer duas coisas. Homenagear o Flávio por sua lucidez no post sobre relacionamentos e aplicar o estudo de hoje.
Ele postou sua idéia do que seriam os dez mandamentos dos relacionamentos e eu gostei tanto que resolvi fazer dele a minha graça e meu exercício de hoje. Espero que ele não se importe.
Lucidez no relacionamento são estes dez mandamentos. Estabilidade seria reconhecer e aplicá-los no dia a dia do casal.
Assim pensando rapidamente: Ser sábio é não permitir que as emoções e os instintos nos governem. Ser estável é manter a tranquilidade diante das situações que se apresentem. É não esquecer do sentido que a lucidez trás, mesmo quando a emoção aparecer fortemente armada.
Como somos seres humanos e pecadores (como disseram o Flávio e a namorada) vale muito a tentativa de sermos lúcidos e buscarmos a estabilidade a dois, porque acompanhado é muito mais gostoso!
Segue os dez mandamentos segundo o Flávio Ferrari:
1. Ame a sí mesmo, antes de amar ao próximo
2. Não faça ao próximo aquilo que ele não quer que seja feito com (ou para) ele
3. Não se sacrifique pelo outro e nem permita que ele faça o mesmo por você
4. Contribua para a felicidade do próximo ou, pelo menos, não atrapalhe
5. Aceite que é impossível possuir mas sempre se pode compartilhar
6. Viva a união e não a intersecção
7. Aproveite e agradeça a cada instante pela presença generosa e demonstre
8. Aceite as ausências como demonstração do direito à liberdade de escolha
9. Seja você mesmo e permita que o outro também o seja
10. Haja com honestidade, de palavras e de propósitos
Lucidez,é uma coisa que nós achamos que é, mas que na verdade não é, mas continuamos insistindo para ver como seria se fosse! Estabilidade? isso não existe! beijos notivagos
ResponderExcluirSe me importo ? É uma honra, garota ...
ResponderExcluirMas a bem da verdade, preciso dizer que a Ti (namorada) é menos "pecadora" do que eu ...
Uma garota e tanto ... foi muita sorte encontrá-la ...
Interessante o ponto de vista colocado, acredito que o ser humano seja social e goste de relacionamentos, mas lidar com privações ainda vão levar séculos para agente aprender. Eu digo isso pois, no casamento ou qualquer relação de fidelidade, você precisa em alguns momentos privar-se de um direito em respeito ao direito da pessoa que o acompanha de exigir de ti a fidelidade, que ora ela julga oferecer a você. A Frase é tão complexa quanto exigir de alguem a fidelidade, seja ela qual for, pois a vida não é um instante e sim diversos instantes que sua cabeça pode mudar a qualquer momento, e os pactos do passado ou votos, se enfraquecem na linha do tempo. Os objetivos, os desejos, as afinidades mudam, o importante é saber o hora de sair de um relacionamento, onde o pacto já não faça mais sentido...casais fazem votos de felicidade eterna, mas isso é utópico, é um nirvana que poucos alcançarão....Veja em nossas vidas, nada é "eterno" além de filhos, pais e irmãos, e mesmo assim ainda tem gente que não suporta mais eles...
ResponderExcluirConcluo que apesar de duro, ser humamo é igual as dunas do deserto, nasce num ponto e morre noutro diferente de antes e com uma composição de areias tambem diferentes, provando como sempre, que é volúvel, mutável e tem a necessidades cíclicas de mudar...logo a eternidade dos relacionamento é....utopia......rs
é melhor eu largar a maconha...rs
beijos