Coisas pelas quais vale a pena viver

Provocada pelo Domingos de Oliveira e sua esposa Priscila, não pude deixar de pensar sobre estas coisas pelas quais vale a pena viver.
Queria escrever sem ser genérica, porque sendo ficaria muito fácil responder. O amor, os amigos, a arte, são coisas pelas quais realmente valem a pena viver, a vida em si e tudo mais. São os nossos prazeres, nossos canais de conexão com o bem estar, a alegria, nosso porto de recarga das forças para continuar a viver. É tão fácil ir por este caminho que o clichê grita na primeira curva. Nada contra, o clichê nada mais é do que a normalidade, o cotidiano, o lugar-comum. Todo mundo tem um canto de tristeza, clichê e breguice, não adianta fugir, simplesmente está lá. Aceite e relaxe.
Mas voltando a vaca fria.
Dentre as coisas pelas quais vale a pena viver, resolvi fazer a minha listinha. Pode me ajudar a lembrar, caso eu esqueça em algum momento pseudo depressivo:

- Um abraço verdadeiro, sincero, apertado; Um abraço daqueles que dispensa palavras. Não importa quem seja o abraçador ou o abraçado, pode ser alguém da família, seu grande amor, um amigo ou até um desconhecido, o que importa realmente é a intenção e a intensidade daquilo que flui com o abraço. Existe uma guru indiana que chama Amma, ela já veio ao Brasil, o ensinamento dela é através do abraço. Eu tenho uma amiga na India, A Nancy, ela está no Ashram da Amma e comprovou pessoalmente o que é este abraço.
Veja mais sobre a Amma aqui  http://www.ammabrasil.org/imprensa/index.htm

Enfim, dentro da categoria abraço, coloco todas as manifestações com este sentido, um olhar, um beijo, um carinho, gestos que fazem a diferença sem a dimensão pretensiosa que alcançam.

- Conexões extra sutis. Nem vou explicar. Não dá para explicar sem parecer maluca. Ouvi uma frase que serve bem. "Se você fala com Deus, você é espiritualizado. Se Deus fala com você, você é esquizofrênico". É bem por ai, melhor que cada um tenha a sua experiência.

- Colaborar com a mudança de forma positiva de outros universos além do seu próprio, outra pessoa, sua comunidade, seu condomínio, seu local de trabalho; Inspirar um novo pensamento, desenvolvimento em outra pessoa é maravilhoso, trazer a tona outros olhares que a pessoa nunca tinha percebido antes, é sensacional!

- Sabores e aromas incríveis. Sabe aquela comida que ao entrar em sua boca te leva ao paraíso? Sabe aquele aroma que te desperta  para uma respiração longa e devagar, só para você absorver com precisão e olhos fechados aquele cheiro? Então, é isso.

- Livros, músicas. Eu tenho um livro, que antes era emprestado, mas agora é meu. Este livro me deu esta sensação, valeu a pena viver para encontrá-lo, senti-lo, me apaixonado. Foi assim, paixão por letras em páginas deliciosas; A música para mim é uma forma de oração;

- Orgasmo. Se existe alguma sensação física melhor do que esta, eu, realmente não conheço. Sexo é bom, mas sexo com orgasmo é extra, super, sensacional. Que coisa maravilhosa é aquilo, uuuuh! Ai ai melhor deixar por aqui mesmo.Não há palavra que possa descrever com fiel exatidão aquela sensação, não há.

Um bom whisky, pessoas agradáveis e inteligentes, uma boa conversa, claro que não que poderiam faltar na minha listinha, principalmente por ser amante de uma conversa, como eu sou.
Por isso as conversas que encontrei no programa abaixo me encantaram tanto.



Não sei dizer ao certo como encontrei este programa. Eu, praticamente não assisto TV, (exceto quando vou a casa de amigos que assistem) não tenho TV a cabo, não tenho o hábito de ligar o equipamento nem para fazer barulho, como ouço muita gente dizer.
Dito isso, confesso que vejo alguns programas na internet, mas este eu ainda não conhecia. É do tipo de programa para quem gosta de uma boa conversa. O Domingos (que conheci mais de perto na FLIP em 2009) e a Priscila (esposa, para quem ele fez muitas citaçõesde amor das formas possíveis em uma feira literária nas mesas em que esteve em Paraty) conversam sobre vários temas, com varias pessoas diferentes, sempre em torno das boas coisas da vida, aqueles pelas quais vale a pena viver. O que se vê, são pessoas interessantes, com inteligência para expressar suas idéias, experiências e questionamentos de forma divertida, interessante e informal. Parece uma conversa na sala de casa. Super recomendo!

Pode ser que eu tenha esquecido alguma coisa na minha listinha? As coisas do amor, dos amantes?
Foi de propósito. É o obvio, quem poderia esquecer? Mas veja o vídeo desse casal e perceba que eu não citei, mas o amor já estava aqui desde de sempre.

Pensamentos des ou com nexos

Dar a oportunidade para o outro se mostrar e estar preparado para o que aparece sem julgamento nem culpa. Isso é que é prática de desapego...

Amor em liberdade, amar a liberdade, liberdade e amor, liberdade com amor. Variações possíveis.

Não se ferir com a crítica alheia, nem se engrandecer com o elogio. São noções do outro, tão frágeis quanto um floco de neve.

Oferecer sem expectativa. O grande desafio é oferecer sem,  verdadeiramente, esperar retorno.

Estar acompanhado para ser feliz pode ser tão fabricado pelo mundo quanto não precisar estar para ser.

O sol existe porque precisamos dele para nos aquecer, ou, nós precisamos dele porque ele existe? 

A carência nasce nos desejos aparentemente irrefutáveis, mas fugazes.

Nunca é a palavra, é o gesto!

É o meu silêncio que eu quero calar.

Friozinho de cobertor de orelha...

Entre a correria constante do trabalho, as idas e vindas dos relacionamentos, amigos, livros, janelas para o respirar da alma, eis me aqui.
Apesar da vida boa da solitude, este friozinho que anda fazendo em São Paulo anda me inspirando a namorar.
Não tenho problemas em me confessar, não vejo problema algum em querer um cobertor fixo de orelha. Na verdade a coisa que mais me assusta ultimamente é a carencia desmedida das pessoas. Eu não tenho estrutura para lidar com isso.
Não consigo nem ter uma planta em casa porque esqueço de regar, imagine estar com alguém que NECESSITA de minha atenção constante para ser feliz?!
Então, minha dosagem de carência é uma vez por semana, durante a TPM, as outras três semanas do mês a vida corre na normalidade.Só tenho tolerãncia ara aguentar uma semana de outro ser. Assim pelo menos, nós empatamos o jogo, alguém me aguenta e eu aguento alguém, uma semana.
Pois é, descobrir que os homens estão carentes tanto quanto as mulheres, me fez perder um pouco a fé num relacionamento saudável.
Talvez a diferença entre elas e eles é a profundidade e o apego. A mulherada merguuulha na coisa e eles deixam ali na superfície.
Eu estou um pouco cansada de cantar Tribalistas e dentro de mim um sussurro começa a acordar.
Adoraria que a vida me surpreendesse! Lucidez e maturidade emocional não deveria ser tão difícil assim de se encontrar, né?

Ah, estes homens, nós e os relacionamentos ... com um café no Arguta

Eu gosto de ler o Flavio do Arguta Café porque ele tem uma visão lúcida e bem humorada sobre os conflitos, questionamentos e todo o bololo que a gente faz da vida. Simplificar é um dom, nem sempre prático, mas trás algum respiro.
Nas postagens para as amigas blogueiras, das quais faço parte, ele deu algumas dicas de como se desenrolar no universo, um tanto caótico, das relações homem/mulher.
Valeu a tentativa Flavito! Uma hora a gente, quem sabe, consegue.
É, parece muito simples quando se lê! Mas fórmula, definitivamente não funciona, uma pena, porque seria bem mais simples.
Na postagem Como conquistar, motivar e reter um homem ele escreveu o óbvio das relações, mulher quer atenção, homem quer sexo. Nem parece tão complicado vai, o cara concede atenção tem uma mulher feliz e uma mulher feliz fica mais propícia a um sexo de qualidade, quantidade nem sempre.
"Resumindo: se você demonstra admiração, transa com frequencia e não complica as coisas, é a mulher ideal para 95% dos homens.  Será capaz de conquistar, motivar e reter praticamente qualquer um."
Flavito, esta dica é boa, mas já comprovei que nem sempre funciona... devo ter dado a "sorte" de encontrar um destes que estão 5% que restaram...
Obviamente não dá para encaixar todo homem nas dicas, mas 95% já é um número respeitável.
Já as mulheres... somos tããããooo complexas, ai Jesus!
Eles são simples, objetivos e são desprovidos de intuição e tecla SAP, mas querem ser admirados por suas mulheres. Suuuper tranquilo.
Uma vez um amigo me disse que a namorada brigou com ele porque ele não pegou um copo d'água para ela. Como ela pediu? Não pediu, ficou a noite toda falando que estava com sede e ACHOU que ele deveria entender a mensagem e se oferecer para busca-lo, mas o pobre não entendeu e a noite dos dois foi pra casa do chapéu.
Coisinha fácil de evitar. Quer um copo d'água minha filha, peça o copo d´água, simples assim. Interpretação não é forte dos machos.
O entendimento e a aceitação de que os homens são simples, eu concordo com o Flavio, já seria meio caminho andado.
Mas a gente quer mais! Quem foi que colocou este gene na nossa genética, puta sacanagem!
A mulher quer que o seu amado a entenda, a decifre, a conheça só de olhar, compreenda seu silêncio, sua complexidade e sua TPM, e ainda assim, continue a querendo. Ai ai.
A culpa disso é dos romances, malditas histórias de amor!!!

Na postagem seguinte Como admirar um homem ele tenta passar um pano para os meninos, já que a mulherada reclama mesmo que está difícil de encontrar homens admiráveis.
Neste caso eu já nem sei o que dizer, porque os meus amigos também reclamam que está difícil encontrar mulheres admiráveis para levar um relacionamento, parece que houve ai um desencontro. Talvez por isso tenho visto um número maior de reencontros com ex namorados da juventude. Talvez algumas pesssoas estejam escolhendo se arriscar com alguém já conhecido do que se abrir ao desconhecido...talvez.
Só acho que deve haver alguma atenção ai, as vezes tudo não passa de um enorme medo, preguiça de começar do zero, acomodação ou até a idade chegando. Se for um amor adormecido, que maravilha! Embora me pareça muita sorte, reencontrar seu ex amor tão modificado pela vida a ponto de fazer com que você esqueça tudo que fez com que não tivesse dado certo da primeira vez.
Mas concordo com o Flavio em genero, número e grau nesta frase:
Quando vocé dá a um homem menos do que ele merece, logo ele estará merecendo menos do que vocé dá !
Realmente a frase ficou óteeemaaa!

Mas o melhor realmente ficou na postagem Digressão sobre a paixão aqui tudo vai abaixo, desculpe Flavito, mas foi assim que eu vi.
Vale a pena a definição do termo para esclarecer, direto do dicionário:

di.gres.são
sf (lat digressione) 1 Desvio do rumo; excursão, passeio. 2 Desvio do assunto ou tema de conversa; divagação. 3 Evasiva, subterfúgio
Dito isso. A paixão é algo que retira a forma, o conceito e  todas as fórmulas.
As vezes você faz tudo certinho, ama, cuida, admira, faz sexo sem parar e você nem quer parar mesmo, e o sujeito simplesmente não se rende aos seus encantos. A danada da paixão simplesmente não acontece. Não tem explicação, não tem saída.
 
Se a paixão é uma grande ilusão porque a maioria dos seres humanos ainda busca por ela?
O ser humano adora uma fantasia, adora se embriagar na fumaça, se deleita com o sofrimento, a expectativa, a química desordenada.
Eu tenho minhas teorias sobre o tema, mas quem sou eu para achar que posso desnudar anos de uma civilização condicionada a achar que se apaixonar é isso?
 
Então, depois de tantas dicas do Flavio, eu me arrisco a dar a minha.
Se você ama alguém que não te corresponde no cuidado, atenção, carinho e consideração dos amantes, observe se ele ou ela, não é mais um enfeitiçado pelo condicionamento dos romances.
Se vocês já estão tempo bastante para que você possa ter exercitado, demostrado e experimentado todo o amor que você sente e ainda assim, não houve resposta... avalie as possibilidades.
Algumas pessoas conseguem exercitar seu amor independente da resposta do outro sem sofrimento, isso é muito raro, mas existe. 
Eu acredito que, invariavelmente, todo mundo quer ser amado em algum momento.
Apesar disso presenciei bem de perto a história de um casal que passou por tudo isso e hoje está super feliz junto. Ela o amou tanto e tinha tanta certeza que eles dariam certo juntos que persistiu até conquistá-lo e conquistou definitivamente.
É, meus amigos a vida tem dessas.
Não há formulas, nem direção.
O que nos resta é buscar um tanto a mais de lucidez temperada com doses de bom humor.
Quem sabe a gente aprende, né? 
Salve Flavito, valeu mesmo!