Boas lembranças
Eu não fiquei triste, não chorei, no meu coração senti que ela estava feliz agora. Quando nos vimos pela última vez ela me disse que já tinha vivido o bastante e que estava cansada, não que ela estivesse em depressão, nada disso, apenas uma constatação, afinal estava lúcida.
No enterro vi pessoas que não conheço, da minha própria familia, mas nunca tive contato algum, coisa estranha, mas talvez natural para muitos, que como eu não tiveram aquela família super unida.
Depois andei pela cidade onde cresci, onde vivi até os meus 16 anos. Vi o prédio onde fiz o pré-primário. Andei um pouco por aquelas ruas onde estive na minha infância brincando de esconder, de pega-pega, fiquei nostálgica.
Eu tive uma infância boa, uma adolescência não tão complicada, e portanto, feliz.
A morte é inexorável, mas a vida é do jeito que a gente faz!
Eu me lembro da minha avó bem, batalhadora, guerreira, brincalhona, sempre tinha uma piadinha para fazer.
Lembranças boas da infância, da adolescência e da minha avó, foi isso que eu fui encontrar, o resto foi detalhe, e isso foi o que realmente importou.
Um homem interessante
Conversamos sobre o mundo de hoje e o de antigamente, debatemos sobre o homem e sua evolução, sobre a mulher e suas mudanças comportamentais, sobre a vida e seus ciclos deste a antiguidade.
Ele me falou sobre os ciclos da humanidade, a busca por uma adaptação às novas formas de se relacionar e entender o outro, os conflitos existenciais do ser humano, que todo ciclo se fecha depois que encontra o equilíbrio.
Me contou que sempre raciocina e lê sobre os assuntos de forma crítica e observadora, busca na história os argumentos para sua mente entender a humanidade.
Me fez lembrar uma música que diz que todo renascimento provém de uma morte, a morte de um de nossos Eus.
Ele já viajou bastante pelo mundo, me mostrou que a cultura do lugar interage com a forma com que o indivíduo vê o outro, logo, a forma de se relacionar.
Pessoa de mente lúcida, inteligente, sagaz, divertido, espirituoso, me fez rir muitas vezes com um comentário bem humorado, depois de um tema um tanto tenso.
Maturidade, ele é o pai de uma amiga querida, tem 73 anos, explicado por fim de onde vem tanta bagagem.
As facetas de cada um
Sempre é mais fácil para quem vê a situação de fora, claro.
Seria tão mais fácil se nós pudéssemos sair de nós mesmos e ver como se fôssemos um espectador de nossa própria vida, tipo aqueles filmes de Natal mesmo. Tudo seria tão diferente!
Enquanto isso não é possível nós podemos tentar observar com olhar crítico nossas próprias atitudes.
Não é fácil, sem dúvida, mas isso tem que acontecer como uma vontade enorme de se auto conhecer.
O cara que fala ao amigo sobre estar de saco cheio da garota que está saindo a alguns meses porque ela é imatura, ciumenta e não sabe lhe dar espaço, é o mesmo cara que diz para a mesma garota que adora estar com ela e a convida para todos os programas, e também é o mesmo cara que posa de namorado para a família dela, mas não a assume para a própria família. Tipo comum, mas qual deles é o verdadeiro? Impossível saber, né?
Se o próprio cara não sabe quem ele é quem mais pode saber? Ninguém. Ele funciona como um camaleão se transformando e se adaptando de acordo com o que é conveniente naquele momento. E talvez, ou muito provavelmente, nem se dê conta disso.
Mais uma vez chegamos ao mesmo ponto de sempre. Se cada um parar para observar o que é e quem são aqueles a quem destinamos algum tipo de sentimento, a confusão pode ser evitada e com ela o sofrimento de uma grande desilusão.
Mas como é melhor uma ilusão do que a realidade, não é? A realidade é tão dura!
Cada um escolhe o seu destino, mesmo quando acha que é melhor não escolher.
Honoré Balzac - Homenagem
Uma mulher nua seria menos perigosa do que é uma saia habilmente exibida, que cobre tudo e, ao mesmo tempo, deixa tudo à vista."
"Para um homem apaixonado, toda a mulher vale quanto ela lhe custa."
"As mulheres vêem tudo ou não vêem nada, segundo as disposições da sua alma: a única luz delas é o amor."
"Sentir, amar, sofrer, devotar-se, será sempre o texto da vida das mulheres."
"Terrível condição do homem! Não há uma das suas felicidades que não provenha de uma ignorância qualquer."
"A ilusão é uma fé desmedida."
"A liberdade leva à desordem, a desordem à repressão, e a repressão novamente à liberdade."
"A duração de uma paixão é proporcional à resistência original da mulher."
"Quando todo o mundo é corcunda, o belo porte torna-se a monstruosidade."
"A igualdade pode ser um direito, mas não há poder sobre a Terra capaz de a tornar um fato."
"A maioria dos dramas está nas idéias que formamos das coisas. Os acontecimentos que nos parecem dramáticos são apenas assuntos que a nossa alma converte em tragédia ou em comédia, à mercê do nosso caráter."
"A constância é o fundo da virtude."
"Um Eu demasiado poderoso é uma prisão da qual um homem deve evadir-se se deseja gozar plenamente os bens deste mundo."