“O que não deve acontecer, não acontecerá, não importa o quanto você deseje. O que deve acontecer, acontecerá, não importa tudo o que você faça para evitar.” Sri Ramana Maharshi
A matéria da qual somos feitos nos torna iguais. Nascemos, crescemos, envelhecemos e morremos, somos seres humanos iguais na vulnerabilidade do corpo e do tempo.
O que nos faz diversos é o que carregamos no coração, cada ser humano é um universo inteiro, um coração único que sente e sabe, sabe tudo.
Acontece dos encontros serem mágicos e acontece de terem que terminar. A vida tem dessas. E, apesar de seu apego, ela continua. A vida é curta, sejamos íntegros.
Deixe ir o que for para ir. Aceite. Simplesmente deixe ir.
A vida é curta, sejamos honestos.
A vida é curta para gastar energia com fantasias que só existem na sua mente.
Amizade é ... amor, empatia, conexão. Amizade é o que nos salva da vida quando ela está por demais dura.
É com os amigos que nos curamos ou suavizamos as dores.
Veja o vídeo e entenda melhor o que é a empatia e como ela pode nos tornar mais humanos e amigos mais amorosos.
Observe sua escuta. Você anda ouvindo, integralmente seus amigos?
O fracasso está antes do medo. Ele nasce da mediocridade.
Não é fracassado quem continua tentando, mas sim aquele que não acredita que pode ser diferente.
A limitação é a visão.
O sujeito desce a ladeira e não consegue mais vislumbrar o topo, acha que só para baixo é o seu destino. Aí se acomoda na mediocridade. Foi o meu pai que estimulou em mim a confiança de que eu posso qualquer coisa, de que eu posso mudar o mundo a partir de mim mesma. Ele nunca me disse que não iria dar certo nada que eu tenha tentado, nada foi impossível. No decorrer da minha vida eu tive que reinventar alguns planos, isso não é desistir, é transformar.
A vida é muito curta para desistir dos sonhos, para se julgar inferior ou vítima.
Parafraseando a Viviane Mosé "Que porcaria de ser humano é você?"
"Não há tempo, tão curta é a vida, para discussões banais, desculpas, amarguras, tirar satisfações. Só há tempo para amar, e mesmo para isso, é só um instante." ~ Mark Twain
Harvard conduz este estudo que já dura 75 anos, sobre a vida de 724 homens, para entender o que é que de fato importa para a felicidade.
* se preferir, acione a legenda em português no primeiro quadradinho branco abaixo e à direita da tela
A Viviane Mosé é daqueles seres, na minha opinião, que sempre vale a pena ver, ouvir e ler. Ela parece uma força da natureza, cheia de vida, de palavras, de filosofia, de poesia e de muitas outras coisas mais.
Sinta essa mulher e sua energia. Suas palavras são certeiras, mas o que mais me atrai nela é que ela transborda vida. Veja o vídeo, aqui alguns trechos para te instigar a ver tudo.
"Existência não é apenas nascer, viver e morrer, não é apenas comprar e pagar, você constrói, existir não te é dado pela natureza. Existência é o que você planta, colhe e elabora."
"O sofrimento é um processo no seu corpo, ele tem um processo de maturação e ele se elabora e ele termina, nós não queremos dar o tempo do sofrimento no corpo. É o rastro do sofrimento que rasga sua alma para ela ficar mais larga. Uma das razões do sofrimento é o rompimento da alma, para ela ficar maior e quando a alma se torna maior ela cabe mais mundo... Uma pessoa amadurece quando ela lida melhor com o sofrimento"
"Eu sou uma pessoa que gosta da vida, eu não gosto de ser alegre, eu não gosto de ganhar, eu não gosto de ser feliz, eu gosto de viver, e viver é um kit completo. Quem gosta de viver gosta da vida. Eu não procuro o sofrimento, ele me procura e quando ele vem eu pergunto - O que você quer de mim? - Que aspecto da minha alma precisa crescer e se transformar, o que você quer me dizer sofrimento? - Eu converso com ele, ele fica um tempo e vai rápido embora... Agora quando ele vem, ele vem da vida, vem da exterioridade, ele vem do choque do homem com a civilização e com a natureza, e das relações, só que este choque vem para a minha alegria, então o que é alegrar-se? É ser capaz de sustentar o infinito... Todo homem carrega nas costas o infinito"
"Quem é o homem bacana? É o que suporta o infinito e isso implica na capacidade de ser resistente, de suportar, de aguentar..."
"O que nós não temos é o valor da vida e a vida implica em ganhar e perder, a vida está além do ganho e da perda. O que me faz bem não é ganhar ou perder, o que me faz bem é ser potente para viver e isso é bacana"
"Tornar-se o que se é" Píndaro citado por Nietzsche
"O que é tornar-se o que é?
Eu não tenho o ideal de mim, nenhum ideal de mim. Eu apenas corro atrás de dar vazão ao que em mim sobra, escorre, transborda. Viver, receber e devolver, então devolver da melhor maneira, enquanto isso eu estou vivendo, elaborando e estou crescendo, me interessa viver e não ser alguma coisa para você, para o mundo ou para o universo. Então se você torna-se o que você é, eternamente você está em busca de algo que você é, mas você não tem a menor noção. Então enquanto isso você se inventa, você se constrói..."
_Viviane, o que te faz levantar da cama todas as manhãs?
Não existe maior prática do que o relacionamento, é se relacionando que somos desafiados a por em prova os nossos verdadeiros conceitos de vida, nossos significados, mas principalmente as nossas limitações.
Em nome do que acreditamos ser amor, fazemos atrocidades contra a liberdade.
Amor é liberdade. Qualquer coisa que a limite não é amor. Pode ser muitas outras coisas que parecem amor ou que estão embaralhadas com ele, mas o que está determinando e comandando não é o amor.
O amor verdadeiramente puro nasce do coração, não envolve ciúmes, carência, medo.
O amor verdadeiro nos cura de todo o medo, se permitirmos que ele tome conta, cresça, expanda e transborde.
Se no seu coração há o mais sincero e honesto desejo de que aquele ser que te altera da respiração ao sorriso, seja feliz independente de estar com você, se mesmo que ele esteja com outra pessoa você consegue se alegrar com a felicidade dele, em seu coração há amor verdadeiro.
O amor não impõe propriedade, mas se sustenta da felicidade genuína de quem se ama, vai além da sua necessidade, além dos seus caprichos e dos seus traumas, ele cresce quando quem você ama cresce, quando é feliz.
O amor é generoso, não limita, não priva, não proíbe. Pelo contrário, o amor é acolhimento e expansão. Observe o coração, o movimento natural dele ao bater, acolhe e expande e assim envia sangue para todo o nosso corpo.
Assim é o amor. Quando há amor puro em nosso interior, nós o espalhamos por onde passamos. Ele transborda naturalmente.
É o que eu desejo para você, que seja puro amor, que receba puro amor.
Que possamos sorrir pela felicidade do outro, pela sua alegria, pelo seu desenvolvimento, pelo seu crescimento, acima das nossas carências, acima dos nossos limites e condicionamentos. Amém.
Eu tive o privilégio de oferecer e receber este amor, o sentimento que deseja que a pessoa que você ama seja a pessoa mais feliz do mundo, mesmo que ela esteja longe de você. E meu coração é só gratidão, O amor está em toda parte.
Se não há em você qualquer veneno interno também não há espaço para a agressão.
A agressão nasce do conflito, da mágoa, do ressentimento, da raiva contida.
A agressão nada mais é do que um grito de dor e sofrimento, se surgiu é porque venenos emocionais estão germinando por dentro. É um grito de socorro.
Não existe alívio nos agressivos, cada manifestação de ira apenas fortalece a sombra dessas cargas negativas emocionais. Como uma vitamina, fazem da sombra a sua fortaleza e cada vez mais venenos são germinados.
Para todo veneno há o antídoto, mas há que fazer a escolha de deixar o vício da agressão e passar a beber da fonte do amor, do perdão e da compaixão.
A agressividade e a ira são venenos que cada um escolhe tomar, iludidos de que estão a ferir os outros, na verdade estão se envenenando lentamente.
Que estejamos alertas e vigilantes para com as nossas emoções e reações, mas que acima de tudo, possamos amar e perdoar, hoje e sempre. Que assim seja.
O espírito do perdão surge da prática contínua da disciplina espiritual e da realização de nossa inseparável irmandade humana e divina.
Paramahansa Yogananda, God Talks with Arjuna
Quando homem e mulher se amam de modo verdadeiro e puro, estão em total harmonia de corpo, mente e alma. Quando expressam seu amor da forma mais elevada, o resultado é uma união perfeita. Mas este amor também tem uma imperfeição: pode ser manchado pelo abuso do sexo, que eclipsa o amor divino. A natureza fez o impulso sexual muito forte para que a criação pudesse continuar. Assim, o sexo tem seu lugar no relacionamento conjugal; mas, se for o fator predominante no relacionamento, o amor voará porta afora, sumindo completamente. Em seu lugar entrarão o sentimento de posse, a familiaridade excessiva, o abuso e perda da amizade e da compreensão. Embora a atração sexual seja uma das condições que fazem o amor nascer, o sexo em si não é amor. Sexo e amor estão tão distantes um do outro quanto a lua e o sol.