Pelo amor a si mesmos usem camisinha - HPV e o câncer

Eu resolvi fazer esta postagem depois de perguntar para algumas pessoas se usavam camisinha ou não. Eu me surpreendi com com as respostas. As pessoas, não estão usando, sobretudo as pessoas abaixo de 40 anos. A minha geração, perto dos 40 anos, estava para perder a virgindade quando os nossos ídolos da TV e da música começaram a assumir que tinham AIDS ou morreram por decorrência da doença. Então fomos trabalhados na descoberta sexual com a sombra do medo da AIDS.
Essa geração perdia a virgindade usando preservativo, não todos claro, mas grande parte.
Hoje em dia ninguém morre de AIDS, a geração de 20 e poucos anos, não ouve falar da doença, e consequentemente está mais exposta. Conheço meninas lindas de 25 a 28 anos que nunca usaram camisinha na vida e não foi porque não tiveram vida sexual intensa. Simplesmente não gostam, não usam ou simplesmente acham que só serve para prevenir gravidez, elas tomam anticoncepcional e se acham livres de todo o mal.

A minha ginecologista, com consultório em zona abastada de São Paulo, comentou comigo que oito em cada dez mulheres que entram no consultório tem alguma doença venérea.
Assustador, na minha opinião. Doença venérea gente, simples de evitar, basta usar camisinha. As doenças vão desde HPV, clamídia, gonorreia, sífilis e ai vai...

As informações abaixo eu levantei sobre o HPV especificamente e coloco as fontes no final da postagem para que possam ler mais se assim quiserem.

Uma em cada cinco mulheres é portadora do vírus. A cada ano aparecem 137 mil novos casos no Brasil, que é líder mundial em incidência dessa doença.
Mais de 90% dos casos de câncer de útero é causado pelo HPV.
O câncer de colo de útero é o segundo tipo de câncer que mais mata no Brasil.
Mais de 70% dos homens carregam o vírus no Brasil, que é o país com mais incidência de homens infectados. Em cada dez homens, sete estão infectados. Muitos nem sabem porque a doença muitas vezes não se manifesta. As que não se manisfestam são as mais perigosas.

Se tudo isso não servir para que vocês usem camisinha, tem mais uma. A incidência de sífilis aumentou 1000%  no Brasil nos últimos anos. As outras, como a Clamídia também tem números assustadores. Todas elas tem consequências mais graves que a própria doença, principalmente nas mulheres.

Então usem camisinha, usem, simplesmente usem. Se o cara não quer usar, não transem. Não acho que existe nem pessoa e nem prazer sexual que valha a pena este risco. Por alguns segundos imagine seu médico te dizendo que você está infectado. Pense nisso!

Fontes:
http://www.incthpv.org.br/upl/fckUploads/file/Guia%20do%20HPV%20Julho%202013_2.pdf
https://www.youtube.com/watch?v=_IAPPsbHqxA
https://www.youtube.com/watch?v=B9ZgSDlQfAw
http://portalarquivos.saude.gov.br/campanhas/hpv/
http://drauziovarella.com.br/mulher-2/a-seguranca-da-vacina-contra-hpv/
https://www.youtube.com/watch?v=WgGW1s180-A
http://veja.abril.com.br/noticia/saude/cinco-novos-casos-de-sifilis-sao-diagnosticados-por-dia-no-instituto-emilio-ribas/
http://www.aids.gov.br/pagina/dst-no-brasil
http://www.correiodoestado.com.br/cidades/numero-de-pessoas-infectadas-com-sifilis-dispara-de-um-ano-para/243024/
http://www.dstunifal.com/2014/01/jovens-acreditam-que-anticoncepcional.html
http://sites.uai.com.br/app/noticia/saudeplena/noticias/2013/12/28/noticia_saudeplena,146961/na-contramao-do-mundo-brasil-amarga-aumento-no-numero-de-casos-de-hiv.shtml



2 comentários:

  1. Eu fui casada por 10 anos com o meu primeiro namorado, eu me separei porque descobri que ele me traia. Quando fui a ginecologista levei tive a confirmação do que temia. Ele havia me transmitido HPV e Clamídia. Fiquei 2 anos em tratamentos. E somente depois de 3 anos pude me relacionar novamente com alguém. Tive que fazer terapia para voltar a ter desejo. Fiquei me sentindo suja, enganada e com muita raiva. Depois conheci outras mulheres que passaram pelo mesmo problema.

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre usei camisinha, tinha orgulho de nunca ter tido nenhum susto em relação a gravidez ou qualquer anormalidade ginecológica. Até que um dia, num momento de fragilidade e baixa autoestima, abri uma exceção à minha regra. O cara me falou que não transava sem camisinha e eu acreditei... me achei até especial naquele momento. Nós estávamos saindo há meses, mas não éramos namorados. O resultado veio meses depois quando já nem estávamos mais juntos. Ele me passou HPV. Fiquei com tanta raiva dele, de mim, da minha ingenuidade, da minha falta de amor próprio. Eu não manisfestei a doença, ela está encubada, tenho que fazer exames a cada 3 meses, durante 2 anos. Todos os dias eu me autoexamino. A ginecologista me falou que sempre os caras contam os mesmos papos, mas que quem nunca faz sexo sem camisinha, simplesmente nunca é nunca e não vai te pedir para não usar. Chorei muito no consultório, se eu encontrasse com esse cara acho que passava por cima dele com o carro. A gente se sente especial e sai com uma merda dessa. Eu só mandei uma mensagem dizendo para ele que ele me infectou com isso, ele sequer respondeu. Um cara desse merece ficar broxa aos 35 anos! Aprendi a lição do pior jeito, mas aprendi. É bom mesmo que se fale sobre isso. O que eu notei é que a gente ao descobrir que contraiu não tem coragem de falar com ninguém, dá uma vergonha danada. A gente se sente idiota e também suja. Então pode ser que na minha roda de amigas tenham outros casos, mas nenhuma nunca me contou. A unica pessoa que eu tinha para falar era a ginecologista e agora estou desabafando aqui. Obrigada por compartilhar as informações. É um tabu realmente.

    ResponderExcluir

Fique a vontade e entre na conversa!