Resoluções que dão certo

Decidir pela mudança é o primeiro passo, mas depois tem que agir. É a atitude que muda tudo. Vontade sem atitude não é nada.

2014 - Um ano de muito aprendizado

Todos sabemos que as listas de fim de ano são um tanto clichês, mas isto não significa que passaremos batidos por ela, afinal, a vida é um grande clichê.
O objetivo deste blog é jogar conversa fora, é registrar pensamentos e lembranças que poderiam ser ditos numa conversa entre amigos. E até pode ser uma sugestão para o seu próximo encontro com os amigos em 2015.
Quais foram as principais lições de 2014 para você?

Então quero compartilhar aqui os conselhos que 2014 me deixou, a ordem é aleatória, não significa importância:

1 - Na dúvida, compre uma passagem. Viajar é o melhor investimento que existe. Entrar em contato com outra paisagem, cultura, pessoas diferentes podem  amenizar qualquer problema, mesmo que temporariamente. É um respiro para a alma. 
2 - Esteja no controle do seu dinheiro. Se você trabalha para ter sua grana e fazer suas coisas saiba valorizar isso. Não estou falando para ser mesquinho ou pão duro, estou falando para saber quanto vale a sua hora de trabalho e ter algum critério na hora de gastar. Você controla o dinheiro e não o dinheiro controla você. Uma relação equilibrada com o dinheiro trás alguma paz para sua vida.
3 - Saiba dizer não e saiba ceder. Significa que você deve saber dizer não quando alguém abusa de sua boa vontade, mas também significa que nem tudo que devemos fazer será um prazer. As vezes simplesmente precisa ser feito, encare numa boa quando for a sua vez.
4 - Cuide da sua saúde e bem estar como se fosse a da pessoa que você mais ama na vida. É sério, isto é amor próprio.
5 - Não procrastine. De verdade a procrastinação nos rouba a paz sem que notemos. A gente vai deixando, deixando até que de repente já é o prazo final e isto causa uma ansiedade desnecessária.
6 - Confie na sua intuição, mas vigie. A verdade sempre aparece, mas não deixe seu julgamento atrapalhar.
7 - Amigos verdadeiros são os que ficam. Existem os amigos transitórios, deixe-os ir quando for a hora, sem sofrimento, pode ser que se reencontrem em outro momento da vida, ou não, aceite que as relações podem mudar e siga em frente. Os amigos que ficam sempre são os melhores presentes da vida.
8 - Aprenda com as decepções, mas não guarde ressentimentos. Somos todos aprendizes e erramos para aprender. Perdoe-se, aceite os pedidos de desculpas e observe. Nem sempre quem se desculpa sabe no que errou com você, perdoe mesmo assim. A vida se encarrega de ensinar, não precisa ser você a apontar.
9 - Reserve tempo para estar com seus amigos, eles são a sua melhor referencia sobre si mesmo.
10 - Não perca tempo com discussões inúteis que não levam a lugar algum, normalmente são discussões de ego pra ego, alguém querendo te convencer sobre quem está certo, sobre explicações que não mudam nada. Se tiver dúvida ouça, converse, mas não estique algo que não vai dar em nada.
11 - O trabalho deve ser bom o suficiente para que você se levante pela manhã animado e não termine o dia esgotado, ou seja, trabalhe com o que você gosta, com pessoas que você respeita (no mínimo) para que aquelas 8 horas do seu dia de segunda a sexta façam algum sentido.
12 - Cultive relações saudáveis em todos os setores da sua vida. Tenha por perto pessoas que te inspirem, te desafiem e te motivem.
13 - Valorize as coisas que te enchem a alma e as pratique. A sua vida atual é a consequência de suas atitudes e escolhas, mas também pode ser a consequência de sua apatia.
14 - Seja honesto. Admita suas fraquezas, peça ajuda. Tenha honestidade de pensamentos, sentimentos e de emoções e honestidade nas palavras para comunicar com clareza o que vai dentro de si.
15 - Uma delicadeza desinteressada nunca trás arrependimento. Se houver qualquer resquício de arrependimento é porque não foi desinteressada. Só para reforçar, seja honesto.
16 - Encontre uma forma de se comunicar claramente, se for melhor escrevendo faça cartas, libere os mal entendidos das suas relações, mas não se culpe se o outro lado insistir em não entender, faça sua parte.
17 - Amar é a melhor coisa que existe. E acredite, o amor pode nos surpreender no improvável, no irracional, surgir bem diante de onde jamais poderíamos imaginar e isso é maravilhoso. Não tenha medo, mas se tiver, vá com medo mesmo, mas vá. Amar é como viajar, até quando é ruim é bom de algum jeito. Desfrute.

-