Significados que eu gosto: Mantra

Meu primeiro contato com um mantra aconteceu em um momento muito delicado. Eu estava estressada, desiluda e muito cansada. Sabe aquele cansaço que vai do seu trabalho até a convivência com os outros seres humanos? Tipo esgotamento de vida.
Eu ouvi algumas pessoas "cantando" aquilo naquela língua estranha e quase sem querer eu acompanhei. Naquele dia eu percebi que aquilo me fez bem, aqueceu meu coração, me encheu paz e aquietou minha irritação do mundo.
Por mais alguns dias eu pude experimentar desta sensação e comecei a pesquisar sobre os significados de cada mantra.
Fiquei pensando qual seria o verbo que caberia para o mantra, já que cantar não parecia o mais adequado, normalmente, utiliza-se entoar. Buscando o significado pensei que parece sim bem mais adequado.


en.to.ar
(en+tom+ar2) vtd 1 Dar o tom para se cantar. vtd 2 Cantar afinado com: Entoar o coral com a música do órgão. vtd 3Cantar (o princípio de antífona, ária, hino ou salmo). vtd 4 Pôr no tom. vint 5 Soar, cantar. vtd 6 Fazer soar, fazer ouvir cantando. vti 7 Atinar, encarrilhar, entender: Não entôo com as sutilezas da Teologia. vtd 8 Celebrar: Entoar louvores. vtd9 Dar direção a; encaminhar: Entoar um negócio. Var: ensoar.


Desde então eu utilizo os mantras, que para mim, funcionam como uma oração.

Pensando no poder da vibração das palavras, eu acredito que ao entoarmos um mantra, entramos numa frequência vibratória alimentada há milhões de anos pelas intenções das pessoas que entregaram sua energia nesta corrente de amor.

Pensando na razão de entoar na língua em que o mantra foi escrito, eu imagino que quanto mais antiga a língua, mais a corrente também é.
Claro que isso não impede que eu entoe mantras na minha língua, muitas vezes eu o faço. Já que a minha mente está condicionada ao meu idioma, as vezes isso me faz entrar na vibração do mantra mais rápido, principalmente quando eu estou super agitada. Mas esta é a minha experiência e eu acredito que cada deva ter a sua.

Compartilho algumas pesquisas que fiz quando quis entender melhor o que estava acontecendo comigo.


Mantra (do sânscrito Man mente e Tra alavanca) é uma sílaba ou poema religioso normalmente em sânscrito. Os mantras originaram do hinduísmo, porém são utilizados também no budismo e jainismo.
Os mantras Tibetanos são entoados como orações repetidas. O budismo mahayana do Tibete usa mantras em tibetano, o zen-budismo do Japão os usa em japonês. John Blofeld encontrou em Hong Kong no começo do século XX mantras cuja língua ninguém sabia identificar, e que pareciam uma alteração de um original sânscrito.
Para algumas escolas, especificamente as de fundamentação técnica, mantra pode ser qualquer som, sílaba, palavra, frase ou texto, que detenha um poder específico. Porém, é fundamental que pertença a uma língua morta, na qual os significados e as pronúncias não sofram a erosão dos regionalismos por causa da evolução da língua. Existem mantras para facilitar a concentração e meditação, mantras para energizar, para adormecer ou despertar, para desenvolver chakras ou vibrar canais energéticos a fim de desobstruí-los.


Ao longo dos anos, os ocidentais que chegaram ao oriente tentaram explicar porque os mantras produzem os efeitos esperados. Blofeld, que estudou por dentro as culturas indiana e chinesa, notou que não é necessário saber o significado das palavras ditas.
Alguns psicólogos ocidentais defendem que o mantra possui uma energia sonora que movimenta outras energias que envolvem quem o entoa. Blofeld observou que não importa a correção da pronúncia: encontrou o mesmo mantra entoado de forma muito diferente em países diversos, e sempre produzindo os efeitos esperados.
Outra explicação seria a mesma usada para o efeito dos mudras: um gesto repetido por tantas pessoas durante tantos séculos que criou um tipo de caminho energético - que podemos chamar de marca no akasha, ou no inconsciente coletivo - que é rapidamente seguido pela psique da pessoa que o executa.
Muito comum é o apoio do japamala, uma espécie de rosário utilizado para contar a repetição de 108 vezes que um mantra geralmente deve ser entoado. (Retirado do Wikipédia)

 Tem origem nos Vedas, livros sagrados indianos compilados pela primeira vez em 3000 a.C. Essas escrituras compõem-se de 4 mil sutras, das quais foram extraídos milhares de mantras, que atribuíam características relacionadas aos deuses, como amor, compaixão e bondade. Como o som é uma vibração, pronunciar ou ouvir os mantras cotidianamente é, para os hindus, a forma de ativar as qualidades divinas, abrindo nossas mentes e nossos corações para os planos superiores.
"Um mantra é basicamente uma oração", explica o swami Vagishananda, americano radicado na Índia há mais de 20 anos, mestre dos cânticos relacionados aos Vedas. Repeti-los muitas vezes é a chave para interromper o processo natural de pensamento intermitente, que nos leva de uma ideia a outra sem controle. Quando paramos esse fluxo mental, o corpo relaxa, e a mente se aquieta e se abre a vibrações sutis, que permitem ampliar a percepção.



Frases poderosas
Os mantras nasceram na Índia e foram adotados por todas as religiões que de lá se espalharam pelo mundo. Há várias linhagens do budismo chinês, tibetano, japonês e coreano que usam essas frases rítmicas. "Porém, a palavra entrou na linguagem corrente para designar os sons repetidos que levam a um estado de meditação", explica Edmundo Pellizari, professor de teologia de São Paulo.

Esse efeito tranquilizante pode ser resultado de orações como a ave-maria, o pai-nosso e a glória-ao-pai, no rosário católico. "Elas são as correspondentes cristãs dos mantras", explica Moacir Nunes de Oliveira, professor de teologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Maior similaridade com os mantras é encontrada no terço bizantino, em que a ave-maria é substituída por uma frase curta (como "Jesus, curai-me").

Os mestres recomendam que se repitam os mantras, às vezes, durante horas a fio, mas no início não precisa ser tanto. "O verdadeiro impacto do mantra pode ser percebido depois de três horas de repetição", explica o mestre Vagishananda. Alguns reflexos são bem mais imediatos, porém. Estudiosos do mantra Miohô - Nam miohô rengue kyo -, relacionam cada sílaba a uma área do corpo, que recebem os benefícios da vibração do som. Assim, nam corresponde à devoção, mio à mente, ou cabeça, ho à boca, ren ao tórax, gue ao estômago, kyo às pernas.

O taoísmo, linha filosófica chinesa, inclui práticas com gestos, respiração, canções e meditação, mas os mantras são considerados fundamentais por sua praticidade. "Podem ser recitados em quase todas as circunstâncias", explica o mestre Wu Jyh Cherng, da Sociedade Taoísta do Rio de Janeiro.

Faça a experiência

Pode-se recitar mantras nos momentos em que sentimos necessidade de nos conectar com as qualidades das quais eles falam: alívio, calma, alegria, amparo, ânimo. Não custa tentar - afinal, o mínimo que a prática poderá fazer é deixá-lo mais tranquilo e concentrado. A vocalização do mantra Om Mani Padme Hum, um dos mais populares, proporciona ao final uma respiração profunda e relaxante. Há mantras específicos para evocar vibrações de cura, alegria e prosperidade, por exemplo, associados aos budas ou às divindades femininas - as taras. Conheça alguns mantras eficientes logo abaixo. E lembre-se: o H tem som de R.

Mantra de Buda Shakyamuni (para promover a autocura e companhia espiritual)

Om Muni Muni Maha
Muni Shakya Muniye Soha

Mantra de Maritze (uma tara que protege contra as adversidades, além de trazer luz e boa sorte)

Om Maritze Mam Soha

Mantra de Tara Sarasvati (a inspiradora das artes)

Om Ah Sarasvati Hrim Hrim

Mantra do Buda universal (ajuda a trazer o amor que está faltando no coração da sociedade moderna)

Om Maitreya
Maha Maitreya
Arya Maitreya

Mantra de Zambala (para a prosperidade e a riqueza espiritual e material)

Om Pema Krooda Arya zamabala
Hridaya Hum Phe Soha
Om Benze Dakine Hum Phe
Om Ratna Dakine Hum Phe
Om Pena Dakine Hum Phe Om Karma Dakine Hum Phre
Om Bishani Soha

Mantra de Tara Verde (libertadora e heroína veloz, elimina interferências como medo, ressentimento e insegurança, acelera a realização das causas positivas, traz proteção, fé e coragem)

Om Tare Tuttare Ture So Ha
(retirado de M de Mulher)


Para saber mais:
http://somostodosum.ig.com.br/conteudo/conteudo.asp?id=5310

http://www.anjodeluz.com.br/gayatri2.htm


Porque em espanhol o amor é mais romântico

Ter um namorado latino é assim:

Pelo dia dos namorados que completamos um ano do nosso primeiro encontro, é a música que fala por ele.
E eu disse sim mais uma vez!

Toda una vida, me estaría contigo, no me importa en que forma,

ni como, ni cuando, pero junto a ti,
Toda una vida, te estaría mimando, te estaría cuidado,
como cuido mi vida que la vivo por ti,

No me cansaría de decirte siempre, pero siempre, siempre,
Que eres en mi vida, ansiedad, angustia y desesperación

Toda una vida, estaría contigo, no me importa en que forma,
ni donde, ni como, pero junto a ti

Toda una vida, te estaría mimando, te estaría cuidado,
como cuido mi vida, que la vivo por ti
No me cansaría de decirte siempre, pero siempre, siempre
Que eres en mi vida, ansiedad, angustia y desesperación

Toda una vida, estaría contigo, no me importa en que forma,
ni como, ni cuando, pero junto a ti




La hiedra

Pasaron desde aquel ayer
ya tantos años
dejaron en su gris correr
mil desengaños.

Mas cuando quiero recordar
nuestro pasado
te siento cual la hiedra
ligada a mi.

Y así hasta la eternidad
te sentiré.

Yo se que estoy ligado a ti
mas fuerte que la hiedra
porque tus ojos de mis sueños
no pueden separarse jamás.

Donde quiera que estés
mi voz escucharás
llamándote con ansiedad
por la pena ya sin final
de sentirte en mi soledad.

Jamás la hiedra y la pared
podrían apretarse mas
igual tus ojos de mis ojos
no pueden separarse jamás.

Donde quiera que estés
mi voz escucharás
llamándote con mi canción
mas fuerte que el dolor
se aferra nuestro amor
como la hiedra... como la hiedra.

Tempo infinito no calor de um abraço

A vida corre seu fluxo, aqui em São Paulo, a vida corre a passos largos.
Todos os dias é acordar, dar cinco minutos de preguiça, levantar da cama, fazer o café e correr para o trabalho. 
Correr para a vida não passar de bobeira;
Correr atrás das oportunidades, aproveitar as chances que aparecem inesperadas. 
Correr contra o tempo. 
Correr para o amor novo; 
Correr do amor velho que não deu certo;
Correr para encontrar os amigos, correr dos não amigos.
Em São Paulo a gente corre para lá e para cá sem perceber que na verdade não corremos, lentamente nos arrastamos pelas ruas de trânsito parado, pelo metrô em marcha lenta em dia de chuva.
Lentamente a vida na metrópole nos arrasta sem nos perguntar para onde.
Nesta correria insana de um paulistano que luta sem cessar só há uma salvação: Ter amor no descanso. 
Um abraço, 
Um carinho, 
Uma troca de olhar, 
Uma mão para segurar, 
Porque no instante deste encontro a vida faz sentido e o tempo que se foi ou que está indo sem parar, não importa, é insignificante diante da eternidade daquela emoção. 
O amor faz do tempo infinito no calor de um abraço, olhos fechados e o coração pulsa gigante o calor de dois corpos.
E já que estamos perto do dia dos namorados...
Compartilhe seu amor, não é por não estar namorando que o coração precisa ser congelado esperando alguém para derreter.
Tudo de belo e especial que você já experimentou existe dentro do você, não foi criado por ninguém. Isso tudo é seu, então exale sua essência única pelo mundo e namore a vida porque o universo se encarrega do resto!

O que eu posso reciclar? Onde depositar o lixo separado para reciclagem?


Para você que quer começar a reciclar o lixo, mas não sabe direito por onde começar.

Importante!
Antes de guardar os materiais recicláveis para a reciclagem, limpe-os para retirar os resíduos e deixe-os secar naturalmente!
O que separar:
Primeiramente observe que toda embalagem reciclável tem o simbolo abaixo. Este simbolo indica que você pode separar a embalagem para reciclagem.








Papel:
Jornais e revistas;
Folhas de caderno;
Caixas em geral;
Envelopes;
Embalagem Tetra Park;
Papel de fax.

Metal:
Latas de óleo, cerveja, leite em pó, etc.
Latas de alumínio;
Sucatas de reforma;
Panelas;

Plástico:
Garrafas PET;
Embalagens de material de limpeza;
Copinhos descartáveis;
Sacos plásticos em geral.

Vidros:
Embalagens e garrafas em geral;
Copos;
Embalagens de alimentos em conserva;
Frascos de remédio.

Entenda as cores de cada material reciclável:

Lavou? Separou? O que fazer com o lixo reciclável separado? Agora é só entregar:

A Prefeitura de São Paulo tem um programa (tímido) de coleta seletiva, para saber se a sua rua está incluída acesse o link e consulte pelo cep ou nome da rua. http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/servicos/coleta_de_lixo/index.php?p=4634


A Tetra Pak desenvolveu uma ferramenta preciosa para facilitar a busca por pontos de coleta seletiva e reciclagem de resíduos. O portal Rota da Reciclagem www.rotadareciclagem.com.br  com suporte do Google Maps, aponta cooperativas, pontos de entrega voluntária e comércios ligados à cadeia de reciclagem em todo o Brasil.
Embora o instrumento de busca priorize postos de coleta de embalagens longa vida (caixas de leite, sucos, molhos de tomate e outros alimentos), ele acaba atendendo a demanda de todo o ciclo de reaproveitamento do "lixo", ao mostrar estabelecimentos que, em geral, também lidam com outros materiais – latas de cerveja, papelão etc.

O Pão de Açúcar foi a primeira rede de varejo a disponibilizar pontos de entrega voluntária de materiais recicláveis (papel, plástico, metal, vidro e óleo de cozinha usado) nas suas lojas. Verifique se numa loja perto de você tem os lixos coloridos.
Além disso, numa parceira firmada em 2001 com a Unilever, foram criadas as Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever, que viraram referência no setor e hoje é o maior e mais antigo programa de reciclagem do varejo no País. 
Clique e saiba onde encontrar uma Estação de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever perto de você! http://www.grupopaodeacucar.com.br/responsabilidade-socioambiental/ambiental/reciclagem.htm 

Pesquisando na net encontrei mais esta: A JB. Cia e Reciclagem a 15 anos no mercado oferece a você coleta gratuita de materiais recicláveis, você só precisa acondicionar separadamente, que nós fazemos o restante! http://www.jbciaereciclagem.com.br/servico.html

E ainda, todo lugar onde você ver estes recipientes coloridos destinados para reciclagem seletiva, você pode depositar o seu lixo reciclável, pois certamente eles estão incluídos em algum programa de coleta seletiva.

Se você tem dúvida sobre o que pode ser ou não reciclado, pode clicar e ler está matéria, achei bem esclarecedora.  http://www.mundodastribos.com/lixo-reciclavel-e-nao-reciclavel.html

Se cada um fizer a sua parte com certeza teremos um mundo melhor. 
Eu sei que é responsabilidade dos organismos públicos cuidar do lixo da cidade, mas a conscientização deve ser de cada um. Quanto mais pessoas estiverem separando seu lixo, mais poder de cobrança teremos.
A educação começa dentro de nossas próprias casas, e é neste pequeno universo, da sua vida pessoal e familiar que as mudanças acontecem primeiro.
Você pode encontrar algumas pessoas que vão dizer que não vale a pena o trabalho, que a responsabilidade não é sua e sim da Prefeitura, que não adianta separar porque o lixo não tem tratamento adequado e blá blá blá.
A preguiça, a mediocridade e o comodismo sempre encontram desculpas perfeitas para impedir o movimento da mudança, da renovação.
Independente do que aconteça depois, eu quero fazer a minha parte. Eu só posso cobrar uma atitude melhor dos governantes depois que eu mesma sai da minha zona de conforto e fiz algum movimento diferente. 
Eu quero sentir que faço algo pelo coletivo, por todos, pelo planeta, para um mundo melhor.

Seja consciente e espalhe esta ideia!



Estar vivo não basta, é preciso transcender a essência, transbordar!

Eu quero relações que se sustentem em atitudes, que discurso, se vier, seja apenas um enfeite a mais.
Palavras não me bastam, eu quero ver ações, posicionamento além do verbo!
Não me diga que me ama sem amar o movimento pulsante da vida, porque amor é vida pulsante!
Eu não sei lidar com a preguiça, a inércia, a estagnação.
Eu quero a vida em movimento, ouvir o canto e sair dançando.
Eu quero beber de fontes diversas e nutrir minha alma com a beleza da arte, do conhecimento, da vivacidade.
O tempo é curto, a vida é efêmera.
Estar vivo não basta, é preciso transcender a essência, transbordar!

1+1=2 ou 1+1=11?

Se alguém fosse capaz de reproduzir o nosso poder de complicar e dificultar as coisas num jogo, essa pessoa ficaria mais importante do que o Steve Jobs.
Somos especialmente treinados (mentalmente) para criarmos mecanismos de dificuldade para complicar o caminho para uma vida simples.
Comparando com a matemática é o mesmo que substituir uma soma de dois algarismos por uma equação que terão o mesmo resultado.
  
Eu estou me perguntando neste momento, ao me observar, em que parte da minha vida esta ferramenta de complicar as coisas nasceu.


Bebida é água!

Comida é pasto!
Você tem sede de que?
Você tem fome de que?...
A gente não quer só comida
A gente quer comida
Diversão e arte
A gente não quer só comida
A gente quer saída
Para qualquer parte...
A gente não quer só comida
A gente quer bebida
Diversão, balé
A gente não quer só comida
A gente quer a vida
Como a vida quer...
Bebida é água!
Comida é pasto!
Você tem sede de que?
Você tem fome de que?...
A gente não quer só comer
A gente quer comer
E quer fazer amor
A gente não quer só comer
A gente quer prazer
Prá aliviar a dor...
A gente não quer
Só dinheiro
A gente quer dinheiro
E felicidade
A gente não quer
Só dinheiro
A gente quer inteiro
E não pela metade...
Bebida é água!
Comida é pasto!
Você tem sede de que?
Você tem fome de que?...
A gente não quer só comida
A gente quer comida
Diversão e arte
A gente não quer só comida
A gente quer saída
Para qualquer parte...
A gente não quer só comida
A gente quer bebida
Diversão, balé
A gente não quer só comida
A gente quer a vida
Como a vida quer...
A gente não quer só comer
A gente quer comer
E quer fazer amor
A gente não quer só comer
A gente quer prazer
Prá aliviar a dor...
A gente não quer
Só dinheiro
A gente quer dinheiro
E felicidade
A gente não quer
Só dinheiro
A gente quer inteiro
E não pela metade...
Diversão e arte
Para qualquer parte
Diversão, balé
Como a vida quer
Desejo, necessidade, vontade
Necessidade, desejo, eh!
Necessidade, vontade, eh!
Necessidade...

(Comida - Titãs)
Então a  nossa mente aciona seu complexo mecanismo:


Eu até sei o que minha terapeuta  e amigos pseudo-terapeutas diriam, "saber que existe é o primeiro passo para a solução. Agora é prática. Você tem que ... blá, blá blá."

Saber que existe não muda o fato do mecanismo existir e das armadilhas se espalharem por todo o caminho.

E a consciência de que a sua mente está  criando e destruindo sua satisfação, produzindo e produzindo novas, só me faz pensar o quanto a ignorância é uma benção.

Saber que a minha insatisfação é produto de manifestações externas fabricadas pela vida mundana e que meu lado espiritual, metafísico, meu eu interior, etc, não está desperto o suficiente para me resgatar, só me deixa mais indignada ainda.

Eu sei o que está acontecendo, só não sei como desliga isso.
Enquanto isso eu não durmo e nem desperto.